[email protected] 13 de April de 2020
homem em destaque no meio da multidao

Claire Easten, blogueira e autora do livro We Are All Crazy Here, sofre de transtorno de ansiedade social desde a idade escolar. A princípio, os parentes pensaram que com a idade os sintomas desapareceriam, mas o tempo passou e a situação não mudou. E se na escola fosse de alguma forma possível lidar com ataques de pânico ou com restrições de “congelamento”, então, no trabalho, essa situação não poderia permanecer sem consequências.

Claire estava passando por terapia e medicação, o que produziu resultados. Mas, segundo ela, o maior benefício para ela era a percepção de que ela tinha esse problema – ela percebeu que estava reagindo à sociedade de maneira diferente das demais. Para lidar com as manifestações de ansiedade social, Claire criou vários hackers. Talvez eles ajudem outras pessoas com um distúrbio semelhante.

Quando você vai trabalhar pela primeira vez

1. Não se atrase!

Se você se precipitar, seu coração baterá como um tambor. Melhor planejar sua hora de chegar um pouco mais cedo e se estabelecer no local de trabalho.

2. Se você está atrasado, não se apresse

Respire fundo algumas vezes e se acostume. O que é catastrófico se você chegar alguns minutos atrasado? Nada. Melhor colocar a sua calma em primeiro lugar.

3. Escolha suas roupas com antecedência

Não há nada pior do que tentar escolher roupas no último minuto antes de sair. Além disso, o estilo escolhido ajudará a aumentar sua confiança. Escolha algo confortável que faça você se sentir bem. Agora não é hora de experimentar novos penteados ou maquiagem!

Quando você trabalha

4. Conheça o seu cliente!

Não há necessidade de se preparar para uma reunião ou um telefonema como um louco. Mas verifique se você está familiarizado com o básico. Não há nada pior do que ligar se você não sabe do que falar!

5. Faça anotações antes das reuniões

Destaque alguns pontos-chave sobre os quais você gostaria de falar. Durante a reunião, você pode contatá-los se houver uma pausa ou se tiver dificuldades.

Quando você vai a um encontro

6. Assuma a responsabilidade pela escolha de um local

Se você foi convidado a jogar boliche no primeiro encontro e não sabe como fazê-lo bem, diga com humor: “Talvez a gente vá jogar boliche no segundo encontro?!” e sugira sua versão do local.

7. Venha primeiro

Você pode chegar 10 minutos antes da hora marcada. Isso lhe dará a oportunidade de se colocar em ordem, beber algo e se acalmar um pouco. Mais de 10 minutos serão supérfluos – você pode ir muito longe na deliberação e distrair o objetivo da reunião.

8. Envie uma mensagem para os amigos e peça suporte

Escreva para um amigo próximo ou ligue para ele e peça que ele lhe diga algo de bom. Isso adicionará confiança.

Quando você está na festa

9. Distraia-se a caminho da festa

O caminho para a festa costuma ser a pior parte. Use técnicas de distração para evitar que sua mente entenda o que pode dar errado. Aplicativos e jogos para telefone são realmente bons para isso.

10. Não entre sozinho

Se vier sozinho, peça a um amigo para encontrá-lo na porta ou na rua. Dessa forma, você não precisará fazer login. (Que geralmente é a parte mais difícil, ainda mais desafiadora que a estrada!)

11. Use poses de poder

Muito pode ser aprendido com Bjonce a esse respeito. Fique em pé, mantenha a cabeça ereta – isso lhe dará confiança. Você pode até colocar a mão no quadril se quiser adicionar força e confiança internas. Se você olhar para o chão e para a varanda, nada restará da sua confiança.

12. Pratique conduzir conversas leves com antecedência.

Faça algumas perguntas que você pode fazer a um estranho. Eles ajudarão você a iniciar a comunicação. Por exemplo, você viajou este ano, o que fez ou onde conheceu o anfitrião da festa. Essas perguntas podem parecer chatas, mas funcionam muito bem para iniciar uma conversa casual.

13. Lembre-se de que você sempre pode sair se precisar

Você não está preso. Tente ficar pelo menos uma hora para ganhar confiança, mas você não precisa deixar a festa por último.

Ansiedade social é algo que pode ser tratado com a abordagem correta. Com apenas algumas mudanças em sua vida diária, você pode reduzir bastante o grau de ansiedade.

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