[email protected] 6 de June de 2020
boneco representando ataque panico

Parece que você não tem ar suficiente, seu coração está prestes a pular do peito ou vai parar, náusea chega à sua garganta, suas mãos tremem, tremem ou ficam com febre, você se sente tonto, joga suor, sente medo de animais, pensa que há outro segundo e você explodirá ou simplesmente morrerá no local. Isso é familiar?

 Portanto, um ataque de pânico pode ocorrer. Oksana Usenko, psicóloga médica, clínico geral, conta que tipo de distúrbio é esse e como se recompor durante um ataque de pânico.

Ataques de pânico são classificados como transtornos de ansiedade. Acontece que as pessoas são muito inquietas e, às vezes, sofrem de transtorno de ansiedade, enquanto os pensamentos são obsessivos por natureza, causando grande ansiedade e impedindo-os de viver.

 Aqui está um exemplo para você: o marido não liga de volta e não volta para casa no horário habitual, a esposa cria pensamentos obsessivos de natureza negativa de que algo vai acontecer ou aconteceu com o marido, ela começa a chorar e orar, enquanto percebe o que está acontecendo com ela e que ele voltará para casa saudável, mas ainda tem medo de ser morto ao longo do caminho ou de ter problemas. 

E nada pode ser feito sobre isso.

Um ataque de pânico apenas da forte ansiedade descrita acima é diferente, pois a pessoa também tem manifestações físicas – sintomas falsos de um ataque cardíaco, por exemplo, ou um derrame. 

Ao mesmo tempo, psicologicamente, uma pessoa começa a sentir medo por sua vida, parece-lhe que ele vai morrer agora, ele começa a sufocar. E às vezes um ataque de pânico ocorre simplesmente do nada: parece que nada perturba uma pessoa e, de repente, parece-lhe que agora seu coração irá parar.

O que fazer

Uma vez tive um ataque de pânico severo e agora vou lhe dizer o que fazer nesses casos. A frase “sim, você simplesmente não fica nervoso”, neste caso, definitivamente não funciona.

1. A primeira coisa a fazer é restaurar a respiração. Qualquer técnica com respiração profunda é adequada: uma respiração profunda no estômago, uma expiração lenta até que a respiração seja restaurada.

2. Você precisa aceitar seus sentimentos no momento. Nós crescemos em um ambiente onde o sentimento é ruim. E, portanto, uma pessoa às vezes não entende o que está acontecendo com ela, porque ela não sabe o que está sentindo. Traduzir tudo em consciência. 

Diga a si mesmo: “Pare, estou com medo agora, tenho um ataque de pânico, é assim que meu cérebro reage à situação; só preciso respirar calmamente, beber água, sentar e relaxar, e tudo vai passar”.

3.  Encontre um local seguro e familiar onde você se sinta bem e relaxado.

Outros precisam agir da mesma maneira:

  • apoiar uma pessoa;
  • forneça a ele um lugar onde ele possa relaxar e respirar;
  • oferecer água;
  • Você pode oferecer uma caminhada;
  • mude a conversa para um tópico perturbador;
  • e faça a pergunta “como posso ajudá-lo?”.

Se ataques de pânico se repetem, você precisa procurar ajuda de um psicólogo, um psicólogo cognitivo e, em casos muito graves, um psiquiatra, pois também acontece que ataques de pânico acompanham outros distúrbios. 

Na luta contra os ataques de pânico, todos os métodos destinados a manter o sistema nervoso são adequados: procedimentos aquáticos, endurecimento, esportes, alimentação saudável. 

Também é necessário resolver suas ansiedades e medos com um psicólogo, já que muitas vezes o motivo está nos problemas não resolvidos de lesões psicológicas, dos quais podemos não estar cientes. 

Não basta saciar seus medos, alimentá-los assistindo a filmes perturbadores, lendo livros com conteúdo negativo perturbador.

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*