[email protected] 13 de July de 2020
bonecos juntos

A empatia é uma faca de dois gumes. Empath é semelhante a um mini-psíquico, sentindo as fraquezas do tópico em discussão e trazendo informações invisíveis à superfície. Mas durante os conflitos, a mente empática pode ser sobrecarregada.

A absorção do conteúdo emocional da sala – bom, ruim, qualquer pessoa – é cansativa. E só porque você sente tudo isso não significa que você deve sentir. Fronteiras corretamente construídas ajudarão a empatia a reduzir a influência do meio ambiente em seu estado interior.

Em momentos tensos de conflito, a frequência cardíaca da empatia é mais frequente do que o habitual, sua raiva ou tristeza são mais intensas. É mais difícil para uma pessoa empática controlar as emoções, porque sente não apenas suas experiências, mas também os estados de outras pessoas. 

E, às vezes, é difícil distinguir um do outro. No entanto, isso pode ser aprendido.

As etapas a seguir o ajudarão a descobrir quais sentimentos pertencem a você e você poderá navegar facilmente em situações de conflito. Primeiro, siga as etapas relacionadas ao tipo empático e depois siga as etapas do tipo sensível.

Tipo empático

Visualize que você está livre de tudo o que não lhe pertence. Assim que sentir a tensão aumentar, imagine como o vento sopra através de você e remove quaisquer sentimentos ou sensações físicas que não sejam suas.

Estabeleça limites. Essa é a intenção. Em sua própria mente, estabeleça a intenção de experimentar apenas as emoções e sensações físicas que lhe pertencem. A energia responde à intenção.

Tipo sensível

Pessoas sensíveis não deixam que as emoções ou sensações físicas de outras pessoas atravessem seus corpos. Eles sabem exatamente como a outra pessoa se sente; eles sentem isso e entendem, mas não se vestem e não deixam a informação entrar em seus corpos. Se você se reconhecer como uma pessoa sensível, siga estas etapas para manter a calma em uma situação de conflito.

Mergulhe mais fundo no que você sente. Frequentemente, quando sentimos emoções fortes, instintivamente nos retiramos delas. No entanto, quando podemos mergulhar mais fundo neles, é melhor mantermos contato conosco mesmos e reduzir o impacto do medo.

Aceite o que você e seu parceiro sentem. Quando experimentamos reações emocionais, tendemos a nos julgar, em vez de aceitar. O julgamento retarda tudo. Libere seu julgamento e você e seu parceiro para participar plenamente do momento atual.

Ouça primeiro. Respire fundo e ouça seu parceiro. No final, se você estiver mais consciente no momento, poderá estabelecer um tom de energia. Ouvir sem interrupção ou explicação envia uma mensagem clara de respeito e aceitação, e essas duas energias dissipam a tensão.

Pare de se defender. Quando você se defende, a energia é percebida pelos outros como um ataque e o transforma em oponentes, o que pode aumentar a tensão e sentimentos dolorosos. Na maioria das vezes, a pessoa com quem você não concorda não é seu oponente, mas a pessoa que você não entendeu naquele momento. Aprenda a distingui-lo. De fato, existem alguns oponentes realmente sérios perto de nós.

Respeite os sentimentos e a experiência do seu interlocutor. Depois de ouvirmos o interlocutor, geralmente queremos começar a explicar “nossa visão” da questão. Quando fazemos isso, nosso parceiro não se sente ouvido.

 Em vez de iniciar a explicação, verifique tudo o que ouviu do seu interlocutor. Isso não significa que você concorda ou discorda do parceiro, apenas deixe que ele saiba que entende os sentimentos, sentimentos e necessidades que ele expressou e expressou.

Seja vulnerável. Assim que a outra pessoa sentir que a ouviu e suas necessidades forem satisfeitas, você pode falar sobre como se sente e pensa. Fale com sinceridade e não tenha medo de ser vulnerável. Fale de coração, sabendo que todas as suas necessidades podem ser atendidas de alguma maneira, mesmo que não por essa pessoa.

 Entendendo isso, você pode relaxar e não gritar para ser ouvido.

Esteja aberto a concessões. Muitas vezes, vemos um compromisso como uma perda, pensando nele como uma incapacidade de alcançar o sucesso total. Mova sua perspectiva. Considere o compromisso como uma maneira de fazer os dois parceiros felizes. No final, ver seu parceiro feliz é motivo suficiente para desfrutar de um compromisso.

Receba e feche. Um dos aspectos mais difíceis da vida humana é aprender a receber com gratidão. Depois de resolver as tensões, é importante estar preparado para aceitar desculpas e amor e oferecer livremente perdão. 

Certifique-se de que o conflito ou seu sabor desagradável permaneça por muito tempo. Discuta todos os aspectos do desacordo até se sentir calmo no coração e seguir em frente sem pensar nessa situação.

Se você acha que está fechado no momento e não pode ser verdade, não entre em conflito. Você pode dizer: “Esta é uma conversa importante, mas quero falar sobre isso quando estiver pronta para me comunicar abertamente”. 

Em seguida, defina uma data e hora para continuar a conversa. E não esqueça de falar sobre esse assunto no horário marcado de forma honesta, aberta e com a preservação de suas fronteiras.

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*