Depressão sazonal

homem adulto chorando

Quando Michelle, de 41 anos, vai à consulta especializada, ela é encaminhada pelo médico porque há quase um mês ela se sente muito triste. Acabou de chegar, ela disse que “já que é mau tempo e os dias estão ficando mais curtos”, tudo está indo mal! 

Além de uma grande tristeza e o aparecimento de pensamentos negros que começam a preocupar-se, ela diz que tem mais e mais problemas para se levantar de manhã, se sente cansada rapidamente e todas as atividades diárias, incluindo as mais simples, como lavar ou preparar para comer, tornaram-se um esforço.

Poucos dias antes, seu médico observou que este episódio depressivo prescreveu um antidepressivo que infelizmente causou enjôos matinais e tonturas que só pioraram sua condição. Em um último suspiro, ela disse: “De qualquer forma, faz anos que é assim, assim que o inverno chega, eu me encontro no fundo do buraco … Então eu espero pela primavera e aqui eu vejo de novo! “… Desta vez a causa é ouvida e mais dúvidas: Michelle apresenta um” distúrbio afetivo sazonal “ou, em outras palavras, sofre de” depressão sazonal “.

É uma doença comum?

A depressão sazonal é uma doença comum e, infelizmente, subdiagnosticada. A maioria dos pacientes é tratada, na melhor das hipóteses, por um episódio depressivo, independentemente da sazonalidade, ou, na pior das hipóteses, eles passam pela dor e sofrimento do outono e do inverno, sem nenhum cuidado médico ou psicológico. 

Em um estudo realizado com clínicos gerais em Limoges e sua aglomeração, descobrimos que cerca de uma em cada sete pessoas que consultaram um clínico geral durante o inverno, por qualquer motivo, apresentava um distúrbio. afetivo sazonal. Estima-se que mais de 500.000 pessoas na França possam ter distúrbios afetivos sazonais a cada ano.

Devemos também saber que não somos iguais antes dessa desordem porque sua frequência aumenta com a latitude. Assim, Lille será mais afetada do que Marselha e estima-se que a depressão sazonal e sua forma moderada, os “azuis do inverno”, possam afetar quase uma em cada duas pessoas em certas áreas do Canadá ou dos países escandinavos.

Qual é o “blues de inverno”?

O blues de inverno é uma forma moderada ou “subsindrômica” do transtorno afetivo sazonal . As características sazonais são as mesmas, mas é a intensidade da sintomatologia que é menor. Portanto, não é um episódio depressivo e um evoca mais uma sensação de desconforto que a tristeza verdadeira de humor. Embora seja mais difícil, a pessoa que sofre os azuis do inverno pode continuar a exercer a sua actividade profissional e manter relações estáveis com todos os preços de esforço durante todo o período de outono-inverno.

Os azuis do inverno pode afetar até um em cada dez, e pode ser rapidamente detectada por um questionário sazonal você vai encontrar na parte inferior da página.

Como reconhecer a depressão sazonal?

Em outras palavras, o transtorno afetivo sazonal compartilha uma apresentação clínica bastante próxima com a depressão : tristeza do humor, aparência de pensamentos negros e às vezes pensamentos mentais, lentidão física e psicológica, perda de desejo e vontade, dificuldade tomar decisões, desaparecendo prazer. Pensamentos suicidas também podem estar presentes durante um episódio depressivo sazonal, mas com menos frequência e menos intensidade.

A principal diferença com um episódio depressivo “clássico” diz respeito aos sintomas somáticos ou neuro-vegetativos. Na depressão “clássica”, há uma perda de apetite com perda de peso e uma diminuição significativa na duração do sono, enquanto na depressão sazonal há, ao contrário, um aumento no apetite, em particular um apetite por açúcar, um aumento no peso e uma tendência a gastar muito mais tempo na cama do que o habitual.

Mas, como no caso de Michelle, o que permitirá fazer o diagnóstico de depressão sazonal, é especialmente a evolução sazonal dos distúrbios. Os primeiros sintomas geralmente aparecem quando o período de luz do dia começa a diminuir, o amanhecer é tardio e o sol se põe mais cedo. O mau tempo só acelera o processo e o episódio depressivo se acalma rapidamente. Assim como característico, na primavera a tristeza melhorará, o dinamismo e a inveja voltam e a procissão de sintomas de depressão cessa.

Sintomas

Os sintomas mais comuns no caso de depressão sazonal serão: ganho de peso, irritabilidade, dificuldade de concentração, aumento da necessidade de sono, sensação de pernas pesadas, sensação de depressão maior no outono / inverno, falta de energia etc.

Causas

A causa desta doença não é clara, mas várias mudanças podem estar em causa.

depressão sazonal é uma doença “circadiano”, isto é, que estaria relacionada com uma disfunção do nosso relógio biológico interno ou mais especificamente uma incapacidade deste último para cortar com as mudanças de alternância dia / noite na chegada do outono.

De fato, o ser humano deve constantemente sincronizar seus próprios ritmos circadianos com os sincronizadores externos, cuja principal é a alternância dia / noite. O centro nervoso do nosso relógio interno está localizado em uma pequena área do nosso cérebro: o núcleo supra-quiasmático do hipotálamo. Informa a outra estrutura cerebral, a glândula pineal, que o sol se pôs e que pode produzir melatonina, um neuro-hormônio que transmite informação circadiana através do cérebro e para todo o corpo. nosso corpo. 

O início da depressão sazonal é, portanto, devido a uma disfunção do núcleo supra-quiasmático, causando uma secreção precoce da melatonina e, portanto, uma mudança de ritmo entre o relógio interno e o mundo ao redor. ## Como curar?

Quando falamos de depressão, nosso olhar imediatamente se transforma em antidepressivos. Como todas as formas de depressão, a depressão sazonal pode ser efetivamente tratada com antidepressivos. No entanto, este não é o tratamento mais eficaz para este transtorno e tem algumas desvantagens: além do significativo retardo de ação (entre 2 e 4 semanas) e o risco de aparecimento de efeitos colaterais incômodos como temos visto com Michelle, deve ser mantido por um período de vários meses como para qualquer episódio depressivo .

A depressão sazonal não deve ser tratada como uma depressão clássica e temos uma arma extremamente eficaz para combatê-la: a terapia da luz. Essa técnica também é muito útil em várias outras situações em que nosso relógio interno é interrompido, como em alguns distúrbios do sono, no caso de jet lag, ou em pessoas que trabalham em turnos. 

Se a terapia de luz -Também é eficaz nesta desordem, é porque age diretamente no relógio biológico interno, corrigindo o deslocamento do ritmo da secreção noturna de melatonina. Para isso, no entanto, requer certas regras para os parâmetros operacionais, tais como o tempo e duração da administração, intensidade de luz, ou a frequência de sessões são cruciais. Para tratar a depressão sazonal, é necessário, portanto, expor cada dia a uma intensidade luminosa de 10.000 lux por pelo menos 30 minutos.

 As lâmpadas que usamos em casa ou em nosso local de trabalho, não excedendo algumas centenas de lux, entenderemos a especificidade de uma lâmpada de terapia de luz. A exposição será estritamente ao mesmo tempo e o mais cedo possível pela manhã, deixe para avançar sua agenda para subir. As recomendações quanto à duração da “cura” da terapia da luz são, por outro lado, um pouco menos claras. Se os norte-americanos recomendam se expor durante todo o inverno, preferimos na Europa e, portanto, na França, usar uma cura curta de duas semanas de exposição diária. 

Diversos estudos europeus, incluindo o trabalho de pesquisa que realizamos no Hospital da Universidade de Lille, mostraram que apenas uma minoria muito pequena de pacientes depressivos sazonais recaiu durante o inverno após um tratamento de duas semanas, um achado confirmado por mais de dez anos de cuidados de pacientes depressivos sazonais em Limoges. 

É óbvio que, se o tratamento foi eficaz, será possível fazer uma nova cura a cada ano a partir da chegada dos primeiros pródromos (sinais de alerta) da doença. # # Em conclusão A depressão sazonal é uma doença comum, uma fonte de desconforto funcional potencialmente incapacitante e sofrimento mental significativo. Como sua forma menor, o blues de inverno, ele deve ser administrado o mais rápido possível e pode ser significativamente melhorado em poucos dias graças ao seu tratamento preferido, Light Therapy.

Mudança na serotonina

A falta de luz do sol e de luz que diminui durante a queda causa uma diminuição na produção de serotonina, um neurotransmissor do cérebro que tem o papel de nos manter acordados e modular o humor.

Mudança no seu relógio biológico

Os dias são mais curtos no outono e no inverno, o que traz um nível mais baixo de luz solar que pode atrapalhar o seu relógio interno (o ciclo circadiano). Isso pode causar um estado de depressão.

Mudança na melatonina

A mudança das estações traz uma mudança na produção de melatonina, um hormônio natural que tem fortes influências em seu humor e padrões de sono, causando assim a ciclicidade sazonal da depressão.

Tratamentos

Os tratamentos utilizados no caso de transtornos afetivos sazonais serão: terapia de luz, medicação e psicoterapia.

Terapia de luz

Também chamado de fototerapia, visa substituir a falta de luz natural por luz artificial. O processo envolve o uso de uma lâmpada fluorescente especial que lhe dará 5 a 10.000 lux enquanto filtra a radiação ultravioleta, o equivalente a uma manhã ensolarada de primavera.

Uma maneira simples e eficaz será aumentar o tempo de exposição à luz do dia. Como em outros tipos de depressão, medicação ou psicoterapia podem ser úteis.

Estilo de vida e remédios / Sirva-se

Há algumas coisas que você pode fazer para melhorar sua condição, como deixar seu ambiente ensolarado e brilhante e remover todos os obstáculos que bloqueiam a luz do sol.

Buscando se expor o mais rápido possível à luz, seja em casa ou fora dela. Mesmo se estiver frio ou nublado, a luz natural pode ajudá-lo. O exercício para reduzir o estresse, as alterações de humor e a ansiedade ajuda você a se sentir melhor.

O que fazer em caso de depressão no inverno?

O início da estação fria pode levar algumas pessoas a um estado de depressão temporária. Lute contra a tristeza adotando alguns bons reflexos.

Os dias estão ficando mais curtos e as noites mais longas. Um desejo nos invade: fique enclausurado em casa, debaixo da colcha. Pode ser uma reação simples à estação do inverno ou um caso de depressão sazonal . Para pessoas que sofrem de problemas de saúde mental, o início do frio pode coincidir com o início de um período difícil marcado pelo mau humor.

A falta de luz natural desencadeia uma sensação de tristeza, dificuldade para sair da cama pela manhã e uma falta de motivação difícil de viver. Mas com as ferramentas certas e alguns reflexos a adotar, é possível combater os azuis sazonais, gerir os sintomas e levar uma vida feliz e produtiva durante todo o ano! 

O despertador

Lute contra o desejo de se esconder embaixo das cobertas, evite adiar o alarme várias vezes e levantar cedo pela manhã. Depois de superar o desafio do primeiro dia, arrume sua cama e saia do quarto, reserve alguns minutos para tomar seu café e ler as notícias. A tentação de voltar para a cama será bastante reduzida quando você estiver de pé e pronto para enfrentar o dia.

A lâmpada

A terapia é muito eficaz em algumas pessoas, para tratar distúrbios sazonais. A exposição a esse tipo de luz modifica certas reações químicas no cérebro e pode reduzir muitos dos sintomas da depressão . Peça ajuda ao seu médico para escolher e usar sua lâmpada. Uma sessão de 20 a 30 minutos a cada manhã pode ajudar a sentir uma melhora significativa no humor.

O exercício

A atividade física regular é benéfica durante todo o ano, mas especialmente durante a estação fria,se você sofre de tristeza no inverno. As endorfinas produzidas pelo exercício aumentam a saúde mental e fazem com que você se sinta melhor em seu corpo e em sua cabeça.

Alimento

A chegada iminente do inverno pode nos levar a buscar conforto em alimentos ricos em gordura ou açúcar, como bolos, raclette ou frituras. Consumir este tipo de produto pode ajudar a sentir-se melhor temporariamente, mas os benefícios são de curta duração. Escolhas alimentares mais equilibradas ajudam a mantê-lo saudável.

Gratidão

Praticar a gratidão pode ajudar a reduzir a escuridão do inverno e aproveitar as boas coisas da vida cotidiana. Crie o hábito de gravar cinco coisas pelas quais você é grato no final do dia. Não precisa ser eventos excepcionais ou pensamentos filosóficos profundos, às vezes uma xícara de chá quente no tempo frio ou o abraço de um ente querido são suficientes para nos fazer bem e valer a pena. ser notado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *