Depressão – Tratamentos e Alternativas

mulher desesperada

como curar a depressão pensando positivo

Depressão absorve toda a sua energia e todas as suas esperanças, o que torna difícil ver claramente sair e curar. Mas mesmo se livrar da doença não é rápido ou fácil, está longe de ser impossível. Na verdade, você sempre tem controle sobre algumas alavancas que irão influenciar sua vontade de sair disso. O fator-chave na cura da depressão é estabelecer pequenos objetivos diários e reconstruir-se nesses objetivos. Leva tempo, mas você pode fazê-lo se fizer escolhas positivas para o seu bem estar todos os dias.

Desenvolva um plano de ação pessoal contra sua depressão

Nós não temos nada sem nada. Curar a depressão exige que você faça as coisas certas para melhorar sua saúde. Mas tomar as decisões certas é difícil quando você está deprimido. Na verdade, pensar nisso pode ser cansativo: fazer exercícios, comer de maneira saudável, dormir bem, sair de casa, conhecer pessoas, não pensar negativamente, fazer as coisas que você ama. ..

Você provavelmente já sabe que essas coisas vão ajudá-lo a superar sua depressão. Mas isso não os torna necessariamente mais fáceis de fazer. Afinal, quando é difícil sair da cama de manhã, adicionar mais coisas à sua lista de ações pode ser exaustivo. É até um dos sintomas da depressão (estar cansado, sem esperança) do que imaginar que tudo é difícil, mas lembre-se de que há uma diferença entre difícil e impossível.

Se você conseguir assimilar o que precisa ser feito para sair sem subestimar a doença ou sua capacidade de curar, você pode elaborar seu plano de ação. Um plano realista de ação envolve assumir a responsabilidade pelas escolhas e mudanças que você quer fazer, sem culpar-se ou sentir-se culpado por quaisquer dificuldades que possa encontrar ao estabelecer seu plano. cura.

carinhas tristes em destaque

Vá de pouco em pouco

O mais importante é confiar no nível de energia e recursos internos que você possui, não importa quão pequeno seja. Comece com pequenos objetivos. Mesmo que você se sinta mal, provavelmente tem energia suficiente para sair para uma caminhada, dar a volta na sua casa ou pegar o telefone para ligar para alguém de quem gosta e receber notícias.

Se você tem depressão grave, concentre-se em adicionar mais atividades ao seu dia a dia. Você não necessariamente quer correr para correr uma maratona, então uma atividade pode estar apenas saindo para tomar ar fresco por dez minutos (ao invés de sentar no sofá ou sua cama), ou tomar banho e se divertir, ou tomar uma bebida com um amigo.

Reconstrua-se um pouco mais a cada dia, pouco a pouco, seja paciente e parabenize-se sempre que fizer alguma coisa. Cumulados um com o outro, todos esses passos farão você se sentir melhor e o colocarão no caminho para a cura definitiva de sua depressão.

9 passos para completar seu plano de cura

  • Defina da maneira mais completa o que você deseja criar ou recriar em sua vida
  • Saiba por que você deseja alcançar essas metas e como sua vida será diferente quando chegar a elas
  • Esteja ciente de que não será fácil
  • Tenha em mente que todos os seus pensamentos negativos irão apenas sabotar suas tentativas de se curar por si mesmo.
  • Esteja ciente do que você precisa para curar: recursos, amigos, meio ambiente
  • Liste as 3 a 5 coisas que você precisa para começar
  • Pense em maneiras de cuidar de si mesmo para atingir esse objetivo
  • Mantenha o foco nos benefícios e benefícios do que você deseja criar para sua nova vida futura, não pense nas dificuldades que possam surgir.
  • Seja indulgente consigo mesmo!

Desenvolva sua “caixa de sugestões”

Por trás desse conceito de caixa de ideias, estão todas as idéias que você pode implementar para ajudá-lo na cura da depressão. Faça uma lista de coisas que você pode fazer ou ter feito no passado para aliviar a depressão. Isso pode ser atividades ou hobbies que você pode fazer para se animar. Quanto mais longa a lista dessas atividades, melhor. Tente implementar algumas dessas idéias todos os dias, mesmo quando você já estiver se sentindo bem.

Algumas idéias de atividades para fazer você esquecer a depressão

  • Diga a um amigo
  • Passe tempo na natureza (floresta, parque etc …)
  • Relacione o que você gosta em sua personalidade
  • Escreva um jornal
  • Ler um bom livro
  • Assistindo a um bom programa de TV ou a um filme divertido
  • Tome um longo banho quente
  • Ouvir musica
  • Receba uma massagem
  • Faça algo legal para outra pessoa

Faça o que você gosta (ou o que você gosta de fazer)

Embora seja verdade que nem sempre você pode se forçar a se divertir ou aproveitar o que faz, pode escolher fazer as coisas que costumava amar. Por exemplo, retome um dos seus hobbies ou um esporte praticado por você. Participe de atividades criativas através da arte, música ou escrita. Saia para jantar ou vá ver um filme com os amigos.

Faça questão de fazer algo do seu tempo, mesmo que você ache que não vai ajudar. Você ficaria surpreso com o quanto você se sente melhor quando põe o nariz para fora. Mesmo que a sua depressão não melhore durante a noite, você se sentirá mais ativo à medida que fizer um esforço. É o primeiro passo que conta, os outros seguirão!

Diagnóstico e tratamentos da depressão

Se o seu colapso nervoso impedir você de viver do jeito que você quer, é hora de procurar ajuda. O caminho para a cura começa com um diagnóstico preciso da sua depressão. Quando tiver certeza de que a depressão é o motivo dos seus problemas, você poderá iniciar um tratamento que responderá aos seus próprios sintomas.

Aprender sobre tratamentos para a depressão o ajudará a decidir qual é a melhor abordagem para você. Da terapia ao tratamento médico, existem muitas soluções que podem ajudá-lo a recuperar seu gosto pela vida.

Como a depressão é diagnosticada?

Depressão pode ter razões médicas, por isso é importante procurar sintomas físicos. O hipertireoidismo é uma causa muito comum de depressão, especialmente em mulheres. Um médico pode identificar esse sintoma por meio de exame físico e exames médicos.

Condições médicas que podem levar à depressão

  • Estado geral
  • diabetes
  • Doença cardíaca
  • Distúrbios do sono
  • câncer
  • lúpus
  • Doenças infecciosas
  • VIH
  • sífilis
  • Síndrome de Fadiga Crônica
  • mononucleose
  • neurológica
  • epilepsia
  • Doença de Alzheimer
  • Doença de Parkinson
  • Doença de Huntington
  • Doenças endócrinas
  • hipertiroidismo
  • hipotiroidismo
  • Doença de Addison
  • Doença de Cushing

Alguns medicamentos, incluindo soníferos, esteroides, hormônios estrogênicos, podem causar depressão, por isso é importante informar o seu médico sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que esteja tomando.

Drogas que podem causar depressão

  • Tranquilizadores e sedativos
  • anti-histamínicos
  • Beta-bloqueadores
  • Terapias Hormonais
  • corticosteróides
  • quimioterapia
  • Relaxantes musculares
  • Cups supressor
  • antipsicóticos
  • anfetaminas

O abuso de drogas e o vício podem piorar ainda mais o colapso nervoso, portanto seu médico deve estar ciente de todos os seus usos de drogas. De fato, enquanto muitas pessoas tentam curar a depressão se beber álcool ou tomar remédios inadequados, essas substâncias mantêm depressão e transtornos do humor. Se você tem um colapso nervoso e um problema de dependência, isso é chamado de diagnóstico duplo .

Se a sua depressão não tiver um histórico médico, uma avaliação psicológica deve ser feita por um psicólogo. Uma boa avaliação e diagnóstico inclui um histórico completo dos sintomas e possíveis causas da depressão. Por exemplo, as seguintes perguntas podem ser feitas:

  • Quando os sintomas apareceram?
  • Como os sintomas afetaram sua vida?
  • Existe um evento específico para acionar a aparência dos sistemas?
  • Você já teve esses sintomas antes?
  • Você já fez algum tratamento para depressão antes?
  • Você toma álcool ou drogas?
  • Alguém na sua família já teve depressão?
  • Você já teve pensamentos suicidas ou pensou seriamente sobre a morte?

Se o seu médico ou psicólogo estiver diagnosticando você com depressão, você trabalhará em conjunto para determinar o tratamento que funcionará melhor para você.

Quais são os tratamentos genéricos para combater a depressão?

tratamentos

Os tratamentos de hoje são bastante eficazes contra a depressão e a maioria das pessoas se sente muito melhor quando começa a depressão. Existem muitos tipos de tratamento possíveis. A abordagem mais comum é usar uma terapia com um psicólogo ou antidepressivos, ou uma mistura de ambos.

Psicoterapia

O objetivo da terapia pela discussão é mudar seus pensamentos e comportamentos negativos para uma maneira mais realista e positiva de ver o mundo. Uma das abordagens mais utilizadas na psicoterapia contra a depressão é a terapia cognitiva e comportamental. Esta terapia analisa como seus pensamentos afetam seus sentimentos e humor. Na terapia cognitiva e comportamental, o paciente aprende a identificar e avaliar seus pensamentos negativos e substituí-los por pensamentos positivos que se apegam à realidade. Este tipo de terapia está provando ser tão eficaz quanto o tratamento antidepressivo e prevenir a recaída com maior certeza. Outras terapias incluem terapias de grupo,

Tratamentos antidepressivos

Vários tipos de medicamentos são usados ​​no tratamento da crise nervosa. Os antidepressivos mais comumente prescritos são Prozac, ZOloft e Paxil, devido ao baixo número de efeitos colaterais. Mesmo que os antidepressivos possam ser um tratamento eficaz para aliviar a depressão grave, eles não são a bala de prata para todos. Os antidepressivos não têm efeito em quase uma em cada três pessoas e outros são incapazes de suportar os efeitos colaterais (náusea, secura da boca, tremores). O risco de recaída também é maior quando a medicação é interrompida.

Outros tratamentos para combater a depressão

Nós dedicamos um artigo inteiro sobre os efeitos do esporte na depressão. É inegável que o exercício físico terá um efeito positivo no seu humor. Uma caminhada de trinta minutos em uma base diária pode ajudá-lo a trilha melhor. Muitos cientistas chegaram à conclusão de que a cura do exercício é pelo menos tão eficaz quanto o tratamento antidepressivo.

Terapia de luz . Se você sofre de transtorno afetivo sazonal, a terapia de luz é um tratamento de primeira escolha. O tratamento envolve sessões com duração de 30 minutos a 2 horas todas as manhãs em frente a lâmpadas que reproduzem a luz do sol. A terapia da luz funciona diminuindo a produção de melanina, um componente químico do cérebro que causa uma queda na vitalidade e adormece.

Meditação . Esta abordagem utiliza exercícios de meditação, ioga e respiração para ajudar a focalizar o momento presente e quebrar o ciclo de depressão e baixa auto-estima.

Psicoterapia: uma maneira eficaz de lutar contra o colapso nervoso

A psicoterapia é frequentemente a primeira forma de tratamento recomendada para curar um colapso nervoso. Muitas vezes chamada de “terapia”, a palavra psicoterapia é na verdade uma infinidade de técnicas de tratamento. Durante uma psicoterapia, o paciente discute sua depressão com um profissional que o ajudará a identificar e combater os fatores que podem ter desencadeado a doença.

Esses fatores incluem:

  • Sofrendo de perder alguém ou sofrer de uma doença crônica
  • Argumentos regulares com familiares, amigos ou colegas de trabalho
  • Mudanças ou transições em sua vida: mudar para uma nova cidade, mudar de emprego, se aposentar
  • Isolamento e solidão
  • Dependência de álcool ou drogas

Esses fatores podem ser combinados entre si com fatores fisiológicos relacionados a rupturas químicas em nosso cérebro. Levar em conta os aspectos fisiológicos e psicológicos da depressão é tão importante quanto tratar as origens médicas.

Como funciona uma psicoterapia?

A psicoterapia ajuda a entender como os comportamentos, emoções e idéias que levam a um estado depressivo são acionados. Também ajuda a identificar problemas em sua vida ou eventos (doença, morte na família, divórcio) que contribuem para a manutenção da depressão para ajudar a resolvê-la ou melhorá-la. Finalmente, uma terapia permitirá que você recupere o controle de sua vida e aprenda técnicas para superar problemas.

Tipos de terapia para curar a depressão

Como mencionado acima, existem vários tipos de terapias que correspondem a uma situação emocional e familiar específica.

  • Terapia individual : esta terapia envolve apenas o paciente e seu psicólogo
  • Terapia de grupo : Dois ou mais pacientes participam da terapia ao mesmo tempo. Os pacientes podem compartilhar suas experiências e sentimentos para perceber que eles não estão sozinhos tendo experimentado a mesma coisa
  • Terapia de casal : Este tipo de terapia ajuda o casal a entender por que um dos parceiros está sofrendo de um colapso e a fazer as mudanças que precisam fazer em sua comunicação e comportamento para melhorar as coisas.
  • Terapia Familiar : Como a família é um fator-chave para ajudar a curar a depressão, pode ser útil para os membros da família entenderem o que a pessoa que ama está vivendo e o que pode fazer para ajudar.

Diferentes abordagens para terapia

Terapia Psicodinâmica

A terapia psicodinâmica é baseada no fato de que uma pessoa sofrerá depressão por causa de conflitos não resolvidos herdados da infância e frequentemente alojados no subconsciente do paciente. O objetivo desse tipo de terapia é que o paciente compreenda e “reviva” esses sentimentos conversando com o psicólogo novamente. A terapia psicodinâmica é distribuída por um período de três a quatro meses e também pode durar mais (às vezes anos)

Eventos traumáticos ou estressantes podem desencadear depressão em pessoas que já são vulneráveis. A perda ou risco de perda de um ente querido em um divórcio, morte ou qualquer tipo de separação pode levar à depressão. Problemas no trabalho, incluindo perda de emprego ou desemprego, também podem desencadear depressão.

Terapia Interpessoal

A terapia interpessoal é um tratamento que se concentra nos comportamentos e relações sociais entre o paciente e sua família e amigos. O objetivo dessa terapia é melhorar a comunicação e a autoestima em um curto período de tempo. A terapia interpessoal geralmente dura de três a quatro meses e é particularmente eficaz no caso de depressão causada por eventos importantes (divórcio, morte) ou isolamento.

Terapia comportamental cognitiva

A Terapia Comportamental Cognitiva ajuda as pessoas com depressão a identificar e melhorar suas percepções errôneas da realidade. O psicólogo trabalha com o paciente para transformar pensamentos negativos em pensamentos positivos sobre si mesmos e sobre os outros. A Terapia Comportamental Cognitiva é recomendada para pessoas que têm baixa auto-estima, que se recusam a tomar antidepressivos ou para quem a depressão causa problemas de relacionamento.

Como seguir sua terapia?

A terapia funciona melhor quando você vai a todos os seus compromissos. Seu sucesso também depende de sua participação ativa e sua confiança em seu psicólogo. Requer tempo e regularidade. Se você começar sua terapia, defina alguns objetivos com seu terapeuta e, em seguida, passe um tempo com ele periodicamente para ver onde você está. Se você não gosta de sua abordagem ou se acha que ele não o ajuda, converse com ele e, se necessário, busque uma segunda opinião se ambos concordarem, mas não pare de fazer a terapia. durante a noite.

Dicas para ajudar você a começar:

  • Identifique suas fontes de estresse: mantenha um diário e anote eventos estressantes epositivos.
  • Identifique prioridades: Seja positivo, economize tempo para atividades de lazer.
  • Comunique-se: Explique suas necessidades a alguém em quem você confia, mantenha um diário para escrever seus sentimentos.
  • Tente se concentrar nos resultados positivos e nos métodos usados ​​para reduzir seu estresse.

Lembre-se de que a terapia envolve a avaliação de seus pensamentos e comportamentos, identificando as tensões que contribuem para sua depressão e trabalhando para resolvê-las. As pessoas que participam ativamente de sua terapia se curam mais rapidamente do que aquelas que não estão motivadas e também têm menos probabilidade de recaída. A terapia é um tratamento de longo prazo cujos efeitos podem demorar mais tempo a aparecer do que com os antidepressivos, mas seu efeito também é mais duradouro. Em caso de depressão grave, os antidepressivos combinados com a terapia são muitas vezes uma solução muito eficaz. Lembre-se, não há mágica para curar um colapso nervoso, apenas soluções caso a caso.

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