Medo de voar. Como superar isso?

medo de voar

O mundo está se aproximando com a conveniência da Internet, dos telefones e das viagens aéreas e, em muitos casos, o vôo se torna uma necessidade moderna. Parentes próximos imigram, oportunidades de negócios exigem viagens para lugares distantes, e as maravilhas do mundo são apenas uma passagem de avião e algumas horas de vôo.

Apesar de todos esses encantos modernos, muitas pessoas experimentam mais do que uma ligeira preocupação antes de voar (como é geralmente o caso com a maioria dos passageiros). Pessoas com aviophobia têm sintomas de estresse e ansiedade, que afetam o estado funcional dos órgãos e sistemas do corpo.

O medo de voar é uma fobia particular que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Felizmente, existem várias opções de tratamento para esse medo que podem ajudar a superar o medo de voar , e isso mantém você no chão.

Sintomas

Uma pessoa com medo de voar experimenta grande ansiedade ao pensar em viajar de avião e geralmente evita a todo custo. Em alguns casos, quando o vôo é inevitável, tal pessoa sofre um vôo, enquanto experimenta uma sensação avassaladora de nervosismo e, às vezes, um ataque de pânico. Outros sintomas comuns são:

  • Náusea, vômito e enjôo.
  • Tontura ou sensação de queda.
  • Suando
  • Tensão muscular.
  • Respiração pesada.
  • Palpitações cardíacas.
  • Tremendo

Diagnóstico

Se o seu medo de voar atingiu proporções fóbicas, recomenda-se marcar uma consulta com um psicólogo. O psicólogo sugerirá suas opções comportamentais, avaliará seu verdadeiro estado perguntando sobre o medo, como ele surgiu, a seriedade das reações ao medo e como os medos afetam sua vida. A abordagem profissional de um psicólogo lhe dará uma perspectiva real de superar seu medo.

Fobias freqüentemente ocorrem junto com outros distúrbios, então o psicólogo também tentará descartar outros problemas que não são relevantes para esta situação particular.

O que causa o medo de voar?

As razões para o medo de voar em pessoas diferentes são diferentes. Às vezes isso é devido a experiências negativas (turbulência do ar, perda de um ente querido em um acidente de avião, etc.)

Superar o medo de voar pode ser difícil, e por causa do desenvolvimento de uma fobia que surgiu da terrível notícia ou programa de televisão sobre o acidente de um avião. O medo de voar como uma fobia formal pode ser associado a toda uma lista de medos adicionais.

Medos adicionais

  • Pequenos quartos fechados (claustrofobia).
  • Altura
  • Perigo de turbulência.
  • O risco de um acidente de avião.
  • Voando sobre a água.
  • A transferência de todos os pilotos invisíveis e desconhecidos na frente da aeronave.
  • O grau de segurança dos mecânicos de aeronaves para este voo.
  • Medo de ataque de pânico.
  • Medo de um possível ataque terrorista.
  • Enjoo
  • Decolar ou aterrissar.

Às vezes, essa preocupação pode ser explicada pela incerteza e falta de informação. Por exemplo, algumas pessoas podem ouvir sons que lhes parecem um sinal de perigo, quando na verdade tais sons são a norma em qualquer vôo.

Ajuda com medo de voar

Superar o medo de voar é um verdadeiro desafio. Existem várias opções de tratamento para aqueles que sofrem deste ou de qualquer outro medo, incluindo terapia medicamentosa, remédios naturais, terapia cognitivo-comportamental, técnicas de relaxamento e programas desenvolvidos pelas companhias aéreas. Examine seus medos e encontre as respostas e explicações mais adequadas para você.

Terapia medicamentosa

Drogas psiquiátricas, como benzodiazepínicos ou outras drogas relaxantes, às vezes são prescritas para controlar temporariamente os sintomas da aviofobia. No entanto, deve-se ter em mente que o tratamento com drogas não cura o distúrbio subjacente e pode causar efeitos colaterais indesejados. Não se esqueça de “verificar” quaisquer medicamentos sob a supervisão de um médico para se certificar de que você não tem reações adversas – isso não é algo que você deseja detectar apenas em vôo!

Remédios naturais à base de ervas e homeopáticos

Alguns remédios naturais podem ser tomados para ajudar a controlar a ansiedade associada ao vôo. Ervas como Hypericum perforatum (erva de São João), Passiflora incarnata (maracujá-vermelho), Scutellaria lateriflora (Helmet boktsvetnym) e valeriana, são freqüentemente recomendadas para ansiedade e ajudam a acalmar os nervos e relaxar a consciência durante o vôo. Existem também excelentes remédios à base de plantas para doenças de viagem. Como acontece com qualquer outra fobia, uma abordagem holística usando uma combinação de tratamentos será mais bem-sucedida.

Terapia Cognitivo-Comportamental (CPT)

A dessensibilização é um dos métodos mais usados ​​para tratar o medo do voo. Isso implica uma conjugação gradual com a idéia de voar, começando com uma simples conversa sobre isso (ou visitando o aeroporto) e terminando com um vôo. Os especialistas em CPT podem ensinar-lhe técnicas de relaxamento e formas de lidar com as fobias.

Métodos de relaxamento

Métodos de meditação, respiração profunda e relaxamento muscular realmente ajudam a reduzir a ansiedade durante o vôo. Primeiro pratique-os em casa para aprender a usá-los facilmente quando forem necessários.

Outra opção é relaxar vídeos, que alguns podem ajudar a reduzir a ansiedade, aliviar a tensão, distrair e ajustar a respiração durante o vôo.

Companhias aéreas possuem programas

Muitas companhias aéreas oferecem agora programas especiais para ajudar as pessoas a superar o medo de voar. Estas podem incluir sessões de dessensibilização, nas quais você pode embarcar em um avião sem decolar, fornecendo informações para que você possa entender melhor o funcionamento da aeronave e o que pode ser esperado, bem como outras estratégias de enfrentamento bem-sucedidas para outras pessoas. .

Dicas para combater o medo de voar

  1. Não tenha medo de receber informações! Quanto mais você entende sobre o vôo, a turbulência do risco de voar, mais você vai entender que não há nada a temer. Segundo as estatísticas, o voo é a forma mais segura de viajar.
  2. Tente descobrir o que te assusta e resolva esse problema. Na maioria das vezes, esse é outro medo que precisa ser tratado, como medo de ataques de pânico ou claustrofobia.
  3. Durante o vôo, tente ocupar seu cérebro mais útil do que o pensamento de que algo pode dar errado. Leve revistas com você ou use o programa de entretenimento – assista a um filme interessante para você.
  4. Apresente-se ao seu piloto e informe os comissários de bordo sobre o seu medo. Você pode se sentir confortável em conhecer e ver a confiança das pessoas em quem confia em sua segurança.
  5. Evite estimulantes, como açúcar ou café, no dia do voo. Isso pode aumentar seus sintomas de ansiedade.
  6. Não chegue ao aeroporto muito cedo. Essa corrida vai fazer você se sentir mais ansioso no momento em que embarcar no voo.
  7. Não beba álcool! Devido à diferença de altura, isso pode ter um impacto maior sobre você do que o esperado, o que pode fazer você se sentir incontrolável.
  8. Reserve um assento perto da frente da aeronave, porque a turbulência é menos perceptível lá. Se você tiver turbulência, não force. Tente relaxar o corpo e seguir o fluxo. A turbulência é muito comum durante o vôo e não é motivo para alarme.

Medo de voar: 3 ensinamentos de como superá-lo

Há muitos de nós que têm medo de voar? Estatísticas diz diferente. Alguns dados dizem que 15 por cento, outros, que 20. Esses números também parecem críveis – um terço dos russos teme isso. Como esse medo pode ser superado?

Foi no Egito. O avião caiu bem na frente da nossa praia. Todos morreram. Era uma espécie de companhia aérea local, que, como todas as pessoas conhecedoras disseram, voou em algumas chaleiras enferrujadas. Os ingressos para seus voos eram baratos e porque o carro estava lotado. O avião caiu, como é geralmente o caso, na decolagem. Algo na chaleira enferrujada falhou. E durante vários dias seguidos, o hotel inteiro observou como os barcos dirigiam ao longo da costa de mergulhadores, esse era o trabalho de busca. Então eles tiraram a licença da companhia aérea.

Mas eu não me importei com a companhia aérea e sua licença. Eu também tive que voar de avião. E isso foi bem assustador. Eu acho que muitos que viram o trabalho de busca na costa, foi assustador voar. De qualquer forma, o line-up falou apenas sobre isso e havia muitos bêbados. Mais do que o habitual em uma fila para embarcar.

“Oh, e esta é a solução”, pensei, e atropelei uma garrafa de rum no duty free até o pouso começar. Devo dizer que em pouco tempo consegui bombear bem. Então eu me lembro vagamente do voo em si. Parece que eu queria fazer amizade com o avião, depois de ungi-lo com uma gota de sangue, de modo que, quando me tornasse irmão, ele viria comigo como irmão, isto é, voaria para Moscou. O que ele fez, como você sabe.

Medo de voar, na verdade, eu tinha antes. Não houve acidentes com aeronaves antes desta viagem, mas houve uma fobia. Isto é, era irracional, sem razão particular. Foi apenas assustador e tudo. E a propósito, depois dessa viagem, o medo por algum motivo diminuiu muito. Que mais uma vez prova sua natureza ilógica.

Eu não gosto de voar, mas o que fazer. Eu também não gosto de dentistas, mas eu vou para eles. De tempos em tempos, durante a decolagem, minha boca às vezes seca e as palmas das mãos suam, e eu começo a ouvir o som dos motores, nos quais não entendo nada. Mas é mais fácil para mim. Ainda começando a torcer o pescoço, se não estou sentada na janela, para ter certeza de que estamos voando para cima ou para frente, e não para baixo.

Eu sei que tenho uma forma leve de aerofobia, quase imperceptível. Porque eu posso me comparar com um amigo que nunca voa em lugar algum. Ela é de Vladivostok, e muitas vezes ela tem que ir para Moscou ou São Petersburgo para o trabalho. 

E ela viaja uma vez por semana de trem, como se o transporte mais rápido ao longo do século passado não tivesse sido inventado. Bem, deixe meu medo não é tão forte, mas ainda é. Voo com frequência e me sinto mais ou menos tolerável. Porque eu entendo três coisas.

O primeiro. Meu medo não afeta a segurança do vôo. Isto é, sentar e ter medo de exercícios inúteis. Eu influencio o vôo da mesma maneira que as crianças giram um volante imaginário em suas mãos. Isto é, de qualquer forma. Temos que nos esforçar e começar a confiar naqueles que realmente controlam o vôo.

O segundo. Quando voei pela primeira vez para Londres, para o aeroporto de Heathrow, vi um mar sem fim de pessoas lá. Milhares, dezenas de milhares de pessoas ao meu redor. E então percebi que eles tinham voado em segurança para cá, e as outras dezenas de milhares voariam da mesma maneira em um minuto, em uma hora e em um dia.

Terceiro. Se voar em um avião fosse mortal, não haveria comissários de bordo idosos e pilotos de meia-idade com anos de experiência. E eles estão cheios. Portanto, eu realmente gosto quando vejo uma equipe de idade em um avião.

E se você também tem medo de voar, que conforto você diz a si mesmo antes de embarcar em um avião? Ou quando você já está a uma altura de vários quilômetros acima do solo?

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