Wed. Apr 8th, 2020

Equipe Médica FA – Transtornos e doenças

Artigos sobre doenças e transtornos mentais

Ômega-3 e saúde mental

homem com guarda chuva com depressao

O que são os “ômega-3”?

Ácidos ômega-3 são três em número. Se falamos de “ômega-3” usando sempre o plural, é porque na realidade existem três diferentes.

O primeiro desses ácidos graxos é o ácido alfa-linoleico (ALA), que é de origem vegetal. Vamos encontrá-lo em óleo de linhaça, óleo de colza, óleo de nozes, óleo de soja, etc. É essencial para o corpo porque é necessário para o seu bom desenvolvimento e funcionamento. O corpo não pode sintetizá-lo diretamente. É através da comida que poderemos assimilá-la. O ácido alfa-linoleico (ALA) é o primeiro dos Omega-3 a ser descoberto.

Os outros dois ômega-3 que existem são o ácido eicosapentenoico (EPA) e o ácido docosa – hexaenóico (DHA) . Estes dois últimos são de origem animal. Eles vêm especialmente de alimentos marinhos. Vamos encontrá-los no peixe “gordo” de águas frias, como salmão, cavala, sardinha, anchova, etc. (ou suplementação com comprimidos de ômega-3). Sabe-se também que o peixe selvagem será mais rico em ômega-3 que os peixes de criação.

Quanto à L \ ‘ácido alfa-linolénico (ALA), ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexanóico (DHA) são essenciais para o bom desenvolvimento e funcionamento do organismo e só pode ser feita através de dieta. Além disso, a taxa de conversão de L \ ‘ácido alfa-linolénico (ALA), ácido docosahexaenóico (DHA) é muito baixo, as necessidades do nosso corpo em DHA não pode ser coberta apenas por ALA.

Ômega-3 e sistema nervoso central: as origens

A primeira pesquisa sobre o ômega-3 remonta à década de 1970. Destacou o papel benéfico do ômega-3 no sistema cardiovascular. Notou-se que as populações no Extremo Norte, grandes consumidores de peixe ou carne de foca, como inuítes ou esquimós, mostraram uma baixa prevalência (isto é, um pequeno número de casos em comparação com a população total). população) de doenças cardiovasculares obstrutivas. Estas populações sofreram, por exemplo, menos aterosclerose (doença degenerativa das artérias, devido ao acúmulo de depósitos lipídicos no último) ou infarto do miocárdio. Esse achado levou a questionamentos sobre a existência de fatores dietéticos que podem ter papel cardioprotetor. Nós chegamos ao papel de ômega-3,

Posteriormente, o interesse dos cientistas pelo ômega-3 concentrou-se no sistema nervoso central. O cérebro é, depois do tecido adiposo (a massa gorda), o órgão do corpo humano mais rico em lipídios. Foi em 1973 que a riqueza excepcional do cérebro ômega-3 foi destacada pelo trabalho do sueco L. Svennerholm. De fato, o ômega-3 é responsável por 15 a 20% dos lipídios cerebrais. Eles ainda respondem por 40% desses lipídios em neurônios ou terminações nervosas, como demonstrado em 1984 por Jean-Marie Bourre, especialista em química e nutrição do cérebro.

Alguns autores vão ainda mais longe, atribuindo aos ômega-3 um papel primordial no processo de “hominização” ou o desenvolvimento particular da espécie humana. De acordo com as teorias atraentes, tais como os propostos por Sr. Crawford, em Inglaterra ou S. Cunnane nos EUA, seria enriquecido consumo de peixe e marisco que teria permitido o crescimento do cérebro dos nossos antepassados ​​levando a diferenciação de homem e outros primatas. E, de fato, a cadeia alimentar marinha ou lacustre contém pelo menos 5 vezes mais DHA (ácido Docosa-hexaenóico) do que as carnes “terrestres”.

Suposições da ação do ômega 3 no cérebro

Portanto, vemos que o ômega-3 está muito presente no cérebro. Mas como eles realmente agem no cérebro? A questão permanece sem solução.

É provável que duas modalidades de ação intervenham no sistema nervoso central: – a longo prazo: o ômega-3 entra na composição química das membranas biológicas e interfere em suas funções. – no curto prazo: o ômega-3 atuaria no nível da modulação das transmissões dos sinais químicos entre os neurônios. Este último mecanismo ainda é pouco conhecido e continua sendo assunto de muito debate.

Ômega-3 e patologias psiquiátricas

As primeiras suspeitas de um papel ômega-3 na psiquiatria foram sugeridas pelo trabalho do americano David Horrobin. Nesta pesquisa, ele hipotetiza que um aumento na prevalência (número de casos comparado a um grupo maior) de certas patologias psiquiátricas, como a depressão, nos últimos sessenta anos estaria ligado às modificações. Comportamentos alimentares e diminuição do valor nutricional dos alimentos ingeridos (dieta fast food ocidental).

Pesquisas em neurofarmacologia revelaram o papel anti-inflamatório do ômega-3 e sua ação neuroprotetora contra os danos causados ​​pelo estresse oxidativo.

Ômega-3 e depressão

Entre os primeiros estudos envolvendo deficiência de ômega-3 e depressão , o de Bates et al., Em 1988, mostrou um aumento da incidência de depressão entre Inuit da Colúmbia Britânica, em correlação com a perda de hábitos alimentares tradicionais com base em uma dieta rica em peixe gordo. Esta incidência diminuiu com a reintrodução voluntária destes alimentos.

O ômega-3 gerou muita esperança e uma mania da mídia nos últimos anos na gestão do episódio depressivo. Alguns estudos demonstraram interesse por esses lipídios (especialmente EPA, que teriam um efeito antiinflamatório aumentado) em depressões de baixa intensidade. Infelizmente, no caso de depressão maior (depressão de alta intensidade ou depressão melancólica), dados da literatura recente (particularmente estudos baseados em meta-análises, isto é, estudos científicos de alta qualidade) parecem mostrar que a ação antidepressiva e / ou preventiva das recidivas depressivas desses ácidos graxos ômega-3 é fraca e estatisticamente insignificante.

Ômega-3 e transtorno bipolar

Mais uma vez, os resultados dos estudos são contraditórios. Há menos transtorno bipolar entre os japoneses (grandes consumidores de peixes e frutos do mar) do que nas populações que consomem carne vermelha (argentinos).

Os glóbulos vermelhos das pessoas com transtorno bipolar mostrariam uma diminuição na concentração de DHA, e o tratamento com ômega 3 seria eficaz pelo menos no curto prazo. Em qualquer caso, quando a suplementação de ácidos graxos ômega-3 foi introduzida em pessoas com transtorno bipolar, os efeitos teriam sido sentidos apenas em sintomas de intensidade moderada. Um estudo descobriu que, em pacientes com sintomas graves, mesmo altas doses de ômega-3 (até 6 g / d) não melhoram a condição em comparação com o placebo.

Ômega-3 e esquizofrenia

Como no transtorno bipolar, os estudos encontraram níveis diminuídos de DHA e EPA nas membranas dos glóbulos vermelhos de pessoas com esquizofrenia, sem que essas alterações fossem sexo, hormonais ou uso de tóxico como cannabis.

A esquizofrenia é uma doença complexa do neurodesenvolvimento e os ômega-3 (especialmente o DHA) podem ter um papel benéfico na prevenção da patologia, evitando a transição de indivíduos vulneráveis ​​ou de alto risco para a doença. Os resultados dos estudos de pessoas com esquizofrenia parecem mostrar resultados muito animadores em transtornos do humor (depressão, transtorno bipolar), mas novamente quaisquer efeitos que não são possíveis para substituir o tratamento farmacológico com moléculas antipsicóticos que continua a ser a pedra angular da gestão terapêutica desta doença.

Conclusão

Os resultados de omega-3 estudos de suplementação em pessoas com transtornos psiquiátricos permanecem decepcionante e fraco, dada a esperança levantou-a há alguns anos, exceto, talvez, para aqueles em situação de risco ou que sofrem de esquizofrenia de doença. No entanto, numerosos estudos ainda estão em andamento e espera-se que eles vão nos ajudar a melhor avaliar o papel do ômega-3 em doenças do sistema nervoso central (doenças psiquiátricas, doenças neurodegenerativas …) e especifique o ação de EPA e DHA no sistema nervoso central.

Na prática, as recomendações da ANSES (agência nacional de segurança alimentar, ambiental e laboral) estimam os requisitos diários de ALA em 1% da ingestão diária de energia (2 gramas / dia durante um ano). macho, 1,6 gramas para mulheres) e 250 mg por dia de EPA e 250 mg por dia de DHA. Estas taxas são frequentemente inferiores às recomendações americanas ou internacionais que não hesitam em recomendar uma contribuição de um grama por dia de EPA + DHA.