Por que a disciplina é mais importante que a motivação?

homem fingindo felicidade

Como a vida real no mundo real às vezes exige que as pessoas façam coisas que ninguém em sã consciência pode perceber com entusiasmo, a “motivação” se depara com um obstáculo intransponível na tentativa de evocar o entusiasmo por algo que não merece objetivamente. A única solução, além de brincar, é esquecer essa “mente sã”. Este é um dilema terrível e, felizmente, errôneo.

Existem duas maneiras principais de se forçar a fazer algo:

O primeiro, mais popular e devastadoramente errôneo é tentar motivar a si mesmo;

A segunda escolha, menos popular e completamente correta, é desenvolver disciplina.

Essa é uma daquelas situações em que a adoção de uma abordagem diferente leva imediatamente a melhores resultados. Não é frequente você ouvir o uso correto da expressão “mudança de paradigma”, mas esse é o caso. O momento em que a lâmpada acende acima.

Qual a diferença?

Motivação, em termos gerais, é baseada na suposição errônea de que um estado mental ou emocional particular é necessário para completar a tarefa.

Esta é uma percepção completamente errada.

Disciplina, ao contrário, separa a atividade dos estados de ânimo e sentimentos e contorna o problema. As conseqüências são surpreendentes.

A execução bem-sucedida de tarefas leva a estados internos que parecem ser procrastinadores crônicos, necessários para iniciar a implementação de tarefas.

Se falar mais simplesmente, para começar o treinamento, não precisará esperar quando estará no formulário olímpico. Você, por outro lado, treina para atingir essa forma.

Se a ação é condicionada por sentimentos, esperar pelo bom humor torna-se uma forma particularmente insidiosa de procrastinação. Eu estou muito familiarizado com isso e gostaria que alguém apontasse isso para mim 20, 15 ou 10 anos antes de sentir a diferença em minha própria pele.

Se você esperar até se sentir pronto para fazer alguma coisa, você está acabado. É assim que surgem laços de procrastinação terríveis.

Em sua essência, perseguir a motivação significa insistir em uma fantasia infantil sobre o que precisamos fazer apenas o que temos em mente. O problema é enquadrado da seguinte forma: “Como eu posso me ajustar para fazer o que eu já decidi fazer com o meu cérebro?” – Ruim.

A pergunta correta é: “Como posso reconhecer meus sentimentos como não essenciais e começar a fazer coisas que conscientemente quero fazer?” O truque é cortar a conexão entre sentimentos e ações e fazer o que for necessário em qualquer caso. Você se sentirá bem e cheio de energia depois.

A motivação é o caminho errado. Tenho 100% de certeza de que esta é uma restrição errônea – a principal razão pela qual muitos residentes de países desenvolvidos apenas sentam em suas cuecas, jogam o Xbox e se masturbam, em vez de fazer algo útil.

Crença na motivação – consequência de problemas psicológicos

Como a vida real no mundo real às vezes exige que as pessoas façam coisas que ninguém em sã consciência pode perceber com entusiasmo, a “motivação” se depara com um obstáculo intransponível na tentativa de evocar o entusiasmo por algo que não merece objetivamente. A única solução, além de brincar, é esquecer essa “mente sã”. Este é um dilema terrível e, felizmente, errôneo.

Tentar manter o entusiasmo por ações fundamentalmente maçantes e suicidas é uma forma de dano psicológico deliberado a si mesmo, insanidade voluntária: “Adoro muito esses comprimidos, quero realmente preencher a fórmula para calcular a renda anual, amo tanto meu trabalho!”

Um cenário muito melhor é preservar a sanidade, que, infelizmente, tende a ser mal interpretada como uma falha moral: “Eu ainda não gosto do meu trabalho sem objetivo de mudar os papéis”, “ainda prefiro torta, não brócolis, e não posso para perder peso, talvez eu seja apenas um covarde ”,“ eu preciso comprar outro livro sobre motivação ”. Besteira. O erro crítico é considerar tais casos em termos de motivação ou sua falta. A resposta é disciplina, não motivação.

A motivação tem uma data de validade pequena e precisa ser atualizada constantemente.

A motivação é quando você pressiona manualmente a alça para aumentar a pressão. Na melhor das hipóteses, armazena e converte energia para um propósito específico. Há situações em que esta é a abordagem correta – as competições olímpicas e o jailbreak vêm à mente. Mas essa é uma base terrível para as atividades diárias comuns, e é improvável que ela ajude a alcançar resultados de longo prazo.

Disciplina é um motor que uma vez iniciado e constantemente fornece energia para o sistema.

A produtividade não possui os estados mentais necessários. Para resultados consistentes e de longo prazo, a disciplina excede a motivação (corta círculos ao redor, dá um clique e come o almoço). Como resultado, a motivação é uma tentativa de alcançar um estado de prontidão para algum tipo de ação. Disciplina é quando você faz alguma coisa, mesmo que você não seja capaz.

Depois disso, você se sente bem. A disciplina, em suma, é um sistema, e a motivação ao mesmo tempo é bastante semelhante ao objetivo. Isso é simetria. Disciplina é algo mais ou menos constante, e a motivação é fugaz.

Como desenvolver disciplina?

Adquirir hábitos – começando com pequenos, até mesmo microscópicos, ganhando força, usando-os para mudanças adicionais na vida diária, construindo um ciclo de retornos positivos.

Como se disciplinar, adquirindo hábitos passo a passo

A primeira parte sobre a importância da disciplina era em sua maior parte teórica; Agora é a hora de dicas práticas para ajudá-lo a obter bons hábitos.

Pequenos passos

Seu cérebro resiste a mudanças drásticas. Se você se motivar para uma tentativa titânica da série “A partir de amanhã, eu sou uma pessoa nova”, você só vai queimar e voltar. Coisas grandes e repentinas simplesmente não funcionam, trabalhos lentos e graduais. Ele funciona efeito brinquedos yo-yo. Você precisa sair da zona de conforto, que é a única abordagem sustentável.

Quando você se move em pequenos passos, em um ano você encontrará outra pessoa em vez de você mesmo – e você nem vai entender em que momento exato aconteceu.

O truque aqui é fazer uma pequena alteração e permitir que seu cérebro a aceite como um novo ponto de base. Então, o próximo passo será mais fácil, porque a linha de partida foi movida. Lavado, lavado, repetido.

Porque você está andando no tabuleiro, o que significa que a onda se move para frente abaixo de você. Legal.

O que eu digo agora pode parecer banal, mas na verdade não é: coisas grandes consistem em coisas pequenas. Pequenas mudanças com as quais você se acostuma e segue todos os dias levam a resultados surpreendentemente enormes.

Use as escadas em vez do elevador todos os dias. Isto é apenas cinco ou dez calorias, mas para o ano serão recolhidos em três pizzas. E estas são apenas calorias.

Se você gastar apenas dois minutos em uma pequena limpeza todos os dias, fique imaginando como sua casa ficará limpa um mês depois.

Coisas pequenas mas consistentes. Siga as escadas.

O cérebro resiste a mudanças drásticas, mas mudanças graduais permitem que ele seja contornado. Isso nos leva ao próximo ponto.

Princípio da gradualidade

Você pode implementar grandes alterações dividindo-as em pequenas etapas gerenciáveis. A coisa é que o “troll” resistindo à mudança, vivendo em sua cabeça, nem perceberá que algo grande está acontecendo. A resistência cresce exponencialmente, não proporcionalmente, dependendo da magnitude da mudança. Este princípio funciona em muitos aspectos da vida:

Recrutar novos espiões não é: “Olá, senhor, gostaria de trabalhar para que um governo estrangeiro destrua seu próprio país?” Essa é uma série de medidas relativamente inofensivas e legais – jantares, pequenos presentes e pedidos de informações não tão importantes que já resultam em em traição grave.

Ao filmar filmes pornôs, os produtores não pedem a uma garota desconhecida da rua para trazer cinco toques – tudo começa com uma nudez leve (“negócio de modelos honestos, por que você está”) e depois mais longe. Bem, você entende.

Existem exemplos ameaçadores da política.

Há um experimento de pensamento sobre um sapo em água fervente – pode ser uma mentira, mas dizem que se você colocar um sapo em uma panela de água e aquecê-lo lentamente, o sapo não saltará, porque a fervura será gradual. Eu não sei por que alguém precisaria fazer essas coisas e, em geral, como isso é verdade, mas o princípio é exatamente o mesmo – é assim que você precisa derrubar o sabotador interno dos trolls. Cozinhe-o vivo. Lentamente, embalou sua atenção.

O mesmo mecanismo que queremos usar para o bem.

Quer começar a jogar mais esportes? Vá dar uma volta. Quer ir em uma dieta? Comece descartando uma das coisas mais prejudiciais – provavelmente açúcar. Quer deixar de fumar? Tome o “último” cigarro de hoje, parta-o ao meio e despeje-o no vaso sanitário.

Segue o seguinte ponto.

Gerenciamento de exceção intencional

A melhor maneira de gerenciar os vícios é aceitá-los e gerenciá-los. Você não pode simplesmente fazê-los evaporar, mas você pode aprender a controlá-los e redirecionar sua inércia, conscientemente incluindo-os no plano. Este é um método de judô.

O objetivo é controlar o tempo e a dosagem. Dieta Planeje os dias em que você trapaceia (uma vez por semana, por exemplo). Passar valiosas horas de vida no Facebook? “Não há mais Facebook” está errado, “Facebook é 20 minutos à noite para descobrir o que está acontecendo com os amigos, e tudo está nele” é verdade.

Lembre-se de que o cérebro resiste a grandes mudanças, e até duplamente, se elas interferirem na satisfação imediata. Uma rejeição aguda de hábitos psicológicos é cem por cento maneira de causar um círculo de frustração, fracasso e auto-aversão.

Isso pode ser evitado aceitando e planejando exceções – sem exceções às exceções planejadas.

Você pode se dar ao luxo de dizer: “Hoje vou ficar em casa, comer pizza, sentar na minha calcinha e jogar videogame.” Mas faça isso apenas ocasionalmente, consciente e deliberadamente – é impossível que isso tenha acontecido com você na ausência de um plano mais produtivo. Qualquer plano é melhor que este.

Paradoxalmente, esse abalo ainda não é agradável, faz com que você se sinta culpado e inútil. Mas você vai se divertir se for um tipo de feriado planejado. Deve haver dias para pijamas, sorvetes e programas de TV estúpidos. Mas você deve deixá-los entrar em sua vida, e eles não devem deixar você entrar na deles.

Nudging e compromisso

Há um truque muito, muito poderoso: use pequenos empurrões na direção certa para contornar sua própria defesa contra coisas boas para si mesmo. Eu vou explicar. A coisa é reduzir a resiliência do cérebro, dando um passo simbólico na direção desejada, sem acordar o troll.

O autor da revista em quadrinhos satírica Dilbert Scott Adams me contou sobre esse princípio. É simples, certo? Isso é suficiente para o cérebro mudar, e de repente você se vê pressionando do chão.

Dê pequenos passos simbólicos para a mudança pretendida.

Se falamos de cutucadas e lembretes, eu recomendaria o trabalho do professor de psicologia Dan Ariely.

Se você quiser comprar, por exemplo, shorts esportivos e greens (como fiz há alguns dias atrás), faça-o nessa ordem. Assim, você será obrigado a fazer escolhas saudáveis.

Isso funciona por dois motivos – pressionar e consertar a instalação (muito importante), bem como a necessidade de ser consistente. Você quer enganar seu cérebro e fazê-lo pensar: “Acabei de comprar equipamentos esportivos – sou uma pessoa que se preocupa com minha saúde. Portanto, devo evitar o departamento com junk food “.

A consistência funciona porque a inconsistência literalmente ameaça a integridade do ego. Nossas decisões passadas compõem nossa personalidade e queremos mantê-la. Então, você toma decisões saudáveis ​​como componente psicológico da preservação do seu “eu”. A proteção do ego faz o trabalho duro para você. Isso é vida hacking.

Vamos repetir de novo: a consistência é uma coisa necessária para a autopercepção. Você pode usá-lo para fazer quase qualquer coisa – você faz coisas simples, pequenas e inteligentes para reforçar seu comportamento. É uma arma nuclear controlando a própria vida. Use com sabedoria.

Recarregar

Outra coisa importante é se você quer assumir o controle de sua própria vida: não se canse e se coloque sob estresse. Mais fácil falar do que fazer, eu sei, mas vou mostrar como conseguir isso.

Quando você está mentalmente exausto, as coisas que você faz (ou não faz) estão longe de decisões conscientes e senso comum. Se você quer desenvolver bons hábitos, aprenda a “recarregar a bateria”.

Se você tem uma vaga sensação de que este é um problema de galinha e ovos, e que não está claro o que precisa ser feito primeiro: aprenda a administrar sua vida para evitar o estresse ea fadiga, ou aprenda a relaxar para administrar melhor a vida – você está completamente certo. Mas você pode inculcar um sistema de descanso eficaz para o seu estilo de vida estressante, rompendo assim o círculo vicioso em seu ponto mais fraco.

De fato, se você tem uma vida estressante, você precisa especialmente fazer isso. É simples e leva apenas 10 minutos.

E a popularidade desse método está crescendo – a Internet está gradualmente preenchida com tais conselhos, mas raramente em um contexto similar – especialmente para reverter o esgotamento do ego e a “fadiga executiva”. O que é surpreendente, dado que esta é a segunda direção de uso mais popular (a primeira é a saúde mental em um sentido geral).

E isso (fanfarra) é meditação. Na forma mais simples (e, eu acho, a melhor) – você se senta, limpa sua mente, respira de maneira uniforme e examina seu cérebro “vazio” em seu estado natural – isso é tudo. Tudo o resto é opcional.

Eu prometo que isso lhe dará mais força para seguir suas decisões e planos consistentes, ou pelo menos aumentar significativamente suas chances. Esta é uma poção de mana de autocontrole, um pit-stop para o cérebro, um poço de desejos.

Essas são coisas internas. É igualmente importante lidar com o meio ambiente. Remova tudo que distrai e tenta, simplifique e coloque em ordem – de modo que sua mente não esteja ocupada com uma centena de ninharias, mas seja capaz de se concentrar totalmente em uma coisa que você está fazendo neste momento. Multitarefa eficaz não existe. Atenção separada – você perde.

Fundamentos da Gestão Ambiental

Limpeza e ordem ajuda muito. Se um apartamento sujo faz parte do seu laço vicioso, persuadir seus amigos para ajudá-lo (“Eu tento resolver o meu apartamento e vida, ajudar – vou comprar cerveja e pizza, e também ajudá-lo se você quiser fazer o mesmo”) ou contratar uma faxineira – tudo para remover os fatores irritantes do lado de fora, para se dar mais força para lidar com tudo o mais na vida.

Remova da mente as fontes de tentação. Se você estiver em uma dieta, abrir bancos com Nutella e cupons da pizzaria, por aí à vista, são desastrosos. Fumantes, jogue fora os isqueiros. Fora de vista fora da mente.

Em vez disso, coloque lembretes e toques construtivos à vista. Por exemplo, sua própria foto em linho pode ser pendurada na geladeira.

Se você quiser reduzir o estresse, você pode ir em uma dieta de informação. Isso não significa se afastar do mundo – em vez de conscientemente ignorar, sugiro que você siga a qualidade, não a quantidade. Encontre fontes de notícias de alta qualidade e mude para elas. Excluir completamente e ignorar tablóides e mídia amarela. Se os artigos deixam você com raiva, é bem provável que isso não seja um bom jornalismo, e definitivamente não é bom para sua saúde moral.

A lógica interna de construir disciplina é estabelecer relacionamentos mais construtivos e melhorar o equilíbrio de poder entre suas funções executivas superiores: sua mente adulta racional e a criança de três anos que faz um grande número de decisões.

Não se console, esse babaca ainda está lá. A pessoa humana é como uma árvore: cresce para fora, acrescenta camadas, mas as entranhas nunca desaparecem (bem, tecnicamente, as árvores velhas geralmente se revelam vazias por dentro, e os idosos geralmente abandonam a camada externa e se transformam em crianças novamente, mas na verdade todas as metáforas fronteiras).

O garoto ainda está lá, com sua impulsividade e atenção distraída, com um desejo de pouca visão de satisfação imediata. Em geral, você quer controlar suas funções superiores. É mais difícil se você está cansado ou em um estado de estresse, daí a importância da concentração e meditação, bem como a gestão do ambiente externo.

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