Relação insônia e depressão

mulher deitada com depressao

Tratamentos e remédios para tratar a insônia durante a depressão

A insônia é um dos sintomas mais comuns da depressão. De fato, a falta de descanso impede que o corpo e a mente se recuperem, o que promove a depressão. Na outra direção, a depressão freqüentemente anda de mãos dadas com os distúrbios do sono que são provocados e mantidos por ansiedades e preocupações refletidas no cérebro.

Você sofre de insônia?

A insônia é claramente estabelecida quando você tem um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Grande dificuldade em adormecer
  • Grande dificuldade em permanecer dormindo ou dormindo uma noite sem acordar várias vezes
  • Você acorda muito cedo de manhã sentindo que não se recuperou
  • A hora da hora de dormir te angustia porque você tem medo de não adormecer

Da mesma forma, o estado depressivo é considerado caracterizado pelos seguintes sintomas:

  • Pensamentos negativos constantemente
  • Perda de auto-estima
  • irritabilidade
  • Você não tem esperança em nada
  • Você começa a chorar sem motivo
  • Não há mais nada que te interesse
  • Pensamentos suicidas
  • Você não gosta mais de nada e abandonou as atividades que gostou antes

Além disso, aceita-se que a insônia repetitiva pode ser uma causa de depressão:

  • Os efeitos prolongados dos distúrbios do ciclo do sono têm um impacto negativo no estilo de vida (mau humor do humor, cansaço), que pode causar depressão.
  • Ficar acordado à noite em face de seus próprios pensamentos pode levar a pensamentos tristes ou sentimentos de melancolia que levam ao início da depressão.
  • A insônia pode causar desregulação química de neurotransmissores no cérebro e esses distúrbios são frequentemente semelhantes aos encontrados em casos de depressão.
mulher sofrendo com depressao

Que tipo de insônia você sofre?

Existem três tipos de insônia:

Insônia transitória ou insônia ocasional: são insônia que dura apenas alguns dias (entre 2 e 4 dias). Eles estão frequentemente ligados ao estresse e à ansiedade causados ​​por eventos isolados que podem causar ansiedade. Os efeitos da insônia são temporários

Insônia moderada: são insônia que pode durar de várias semanas a um mês. Nesse caso, os efeitos da insônia são sentidos no cotidiano: irritabilidade, fadiga, falta de energia.

Insônia crônica ou insônia severa: este tipo de insônia dura vários meses e é freqüentemente associado a problemas de depressão. Na verdade, uma pessoa que sofre de insônia crônica é dez vezes mais propensa a ter uma depressão do que uma pessoa que dorme adequadamente.

Tratando a insônia durante a depressão

Crie um ambiente de apoio para o sono : prepare uma cama confortável e deixe o quarto em que você dorme o mais silenciosamente possível.

Sua cama só deve ser usada para dormir : evite trabalhar ou usar seu computador em sua cama para que seu cérebro apenas associe a cama com o sono e não com qualquer outra coisa que possa mantê-lo acordado. Por exemplo, se o seu cérebro associa sua cama a um lugar onde você está acostumado a trabalhar, você terá mais dificuldade em adormecer.

Mantenha seu ciclo de sono o mais suave possível : levante-se e deite-se o máximo que puder ao mesmo tempo todos os dias para reconstruir seu ciclo de sono.

Desenvolva uma rotina de sono para adormecer . Toda noite, tente ter as mesmas atividades relaxantes antes de ir para a cama: ler, tomar um banho quente, preparar o dia do dia seguinte, etc. Evite assistir as notícias na TV, não há nada pior para criar ansiedade e ansiedade antes de ir para a cama.

Saia da cama se não conseguir dormir : em vez de pensar em idéias tristes, saia da cama e reserve alguns minutos para ler um livro ou fazer uma atividade relaxante. Não ligue a televisão, isso vai impedi-lo de voltar a dormir.

Coisas para evitar no início da noite : evite sonecas no final da tarde e não beba café ou álcool à noite.

Exercício : Ter atividade física regular durante o dia ajuda a aliviar a tensão que pode mantê-lo acordado na hora de dormir.

Insônia como sinal de depressão

Nem todas as formas de depressão estão relacionadas a um distúrbio do sono e os distúrbios do sono não levam necessariamente à depressão. No entanto, os problemas do sono são um sintoma muito comum de humor deprimido e, portanto, devem sempre ser levados a sério. A perturbação ocorre na maioria dos casos de uma maneira muito característica, e é facilmente atribuível à depressão, é claro, quando qualquer outra forma de doença foi estudada e excluída de antemão. Observando um pouco, é bastante simples para os pacientes reconhecerem se os sintomas da insônia estão relacionados a um estado depressivo.

Adormecer

Muitos depressivos vão mal à noite e se aproximam da noite. É neste momento do dia que essas pessoas estão muitas vezes sozinhas, e devem respeitar o fato de que os outros também precisam de calma e intimidade. Então, à noite, desenvolvemos idéias negras e recorrentes. A mente parece nunca ser capaz de encontrar descanso, e a situação se torna infernal, de modo que o raio de ação da depressão se estende e piora. Além disso, é à noite que a melatonina é liberada no cérebro, uma substância necessária para o sono. No entanto, esta substância também é um gatilho para a depressão. Se você já está deprimido e não consegue dormir, essa substância só vai agravar a situação. Então ficamos acordados por um longo tempo e não podemos dormir. A mente refaz todo tipo de pensamento

Interrupção do sono contínuo

Uma característica dos distúrbios do sono de origem depressiva é que o paciente não pode mais passar uma noite inteira sem acordar. E então, quando você ainda está acordado às 3, 4 ou 5 horas da manhã, o estado depressivo é dificilmente suportável. Outros depressivos acordarão neste momento, e não mais adormecerão porque irão mal. Essas fases do despertar tornam-se realmente problemáticas quando são repetidas com muita frequência, porque o paciente não encontrará um sono suficiente que lhe permita enfrentar o dia com a mente e o corpo descansados.

Transtornos atípicos

Naturalmente, todos os distúrbios do sono relacionados à depressão não seguem o mesmo padrão. Alguns se manifestam de maneira diferente, por exemplo, através de um ritmo circadiano interrompido. As pessoas afetadas por esse fenômeno tentarão, em um primeiro estágio, compensar a falta de sono durante o dia, é claro, se tiverem a possibilidade. O que inevitavelmente cria um ritmo artificial e inusitado de sono, que especialmente decide dormir durante o dia, para ficar acordado à noite. Finalmente, contribui para a propagação da depressão. As pessoas envolvidas estão doentes e absolutamente precisam da ajuda profissional de um psicólogo. Não há vergonha de ter; é uma doença infelizmente muito difundida.

O que fazer no caso de distúrbios do sono relacionados à depressão?

Qualquer pessoa suspeita de ter um distúrbio do sono relacionado à depressão deve consultar seu médico o mais rápido possível. É sua responsabilidade reconhecer os sintomas da depressão e prestar primeiros socorros, para que o paciente aguente até a primeira sessão do psicólogo. O médico certamente prescreverá um sedativo suave ou um produto mais forte quando o caso for solicitado. É no entanto o apoio do psicólogo que será importante, porque só ele com a ajuda do paciente poderá trabalhar a longo prazo nas soluções contra a depressão. Se o compromisso para a primeira sessão for muito longo, a pessoa deprimida pode perguntar aos grupos de auto-ajuda, ou nos fóruns, para retratar seu problema e pelo menos receber algumas palavras de conforto.

Insônia em caso de depressão

Depressão tem muitos sintomas inespecíficos, que muitas vezes não são reconhecidos globalmente, ou não serão interpretados como sinais de depressão. Estes incluem, evidentemente, os distúrbios do sono característicos da doença e podem tornar-se um fardo adicional importante para o paciente. Problemas relacionados ao sono, embora essenciais, são frequentemente característicos, e podem, à luz de outros sintomas, indicar claramente uma sensação depressiva de mal-estar.

A depressão de inverno

Já aconteceu com praticamente cada um de nós ter um pouco de tristeza no inverno, também chamado depressão sazonal. Não é muito grave: vem e vai com o frio, é causada pelos meses escuros do ano, e causada pela bioquímica do corpo. O corpo faz melatonina enquanto dorme. Por exemplo, permite o sono profundo. O nível de melatonina atinge seu valor máximo por volta das três da manhã (depende naturalmente da hora de dormir e, claro, se você dorme ou não). A melatonina é desintegrada pela manhã pela luz natural. Se não fosse, causaria um estado depressivo. Apenas a luminosidade cai consideravelmente no inverno e não é suficiente para eliminar suficientemente a melatonina produzida durante a noite.

Adormecer

Hora de dormir, adormecer e dormir: este é um problema permanente para as pessoas deprimidas. É principalmente à noite que eles dão errado, porque muitas vezes estão sozinhos e têm mais tempo para desenvolver idéias negras. Muitos começam a “gamberger” no início da escuridão, têm pensamentos recorrentes que andam em círculos e não sentem a necessidade de se comunicar com os outros. Os pensamentos pioram constantemente até a hora de dormir e fazem com que a pessoa deprimida não consiga adormecer. Em casos graves, podemos ficar acordados por horas ou não dormiremos até o amanhecer, quando logo nos levantaremos para ir trabalhar.

casal sofrendo com depressao

Falta de sono contínuo

Por causa da depressão, os insones acordam no meio da noite e não conseguem mais adormecer. A insônia está frequentemente ligada a pesadelos, mas você também pode acordar assim sem motivo aparente. Muitos depressivos acham que quase sempre acordam ao mesmo tempo, ou adormecem quase depois do mesmo tempo de vigília. Outros acordam e estão “acordando”, vivendo muito mal sua depressão, de modo que é absolutamente impossível que voltem a dormir. Eles passarão o resto da noite acordados. Alguns acabam adormecendo apenas alguns minutos antes do despertador.

Sonolência diurna

Nós não associamos necessariamente a fadiga diurna a um distúrbio do sono. E ainda assim … Se você dorme mais de meia hora durante o dia e o faz regularmente, sofre de sonolência diurna. Isso também se aplica quando, em vez de acordar cedo, você dorme até o final do dia, o que também pode ter várias razões (por exemplo, trabalho noturno). Uma necessidade particularmente pronunciada de sono pode levar, sempre que possível, a uma noite de 10 horas ou mais, apesar de um padrão regular de sono. Este sintoma é típico da depressão e pára rapidamente com a medicação. Muitos depressivos voltam a dormir após o longo período de vigília da noite e recuperam o sono matinal que não puderam desfrutar durante a noite. Isso naturalmente encurta consideravelmente o dia e não recebe luz natural suficiente para diminuir a taxa de melatonina, o que só agrava o estado depressivo; é um círculo vicioso.

Problemas causados pela falta de sono

Um quarto dos brasileiros dizem que sofrem de falta sono . No entanto, sono adequado e de qualidade é essencial para ser saudável, fisicamente e mentalmente. Em pessoas ansiosas ou deprimidas, observa-se uma tendência à ruminação. De acordo com um estudo recente, a falta de sono poderia apontar a atenção de pessoas com altos níveis de ruminações para imagens negativas, uma das principais características da depressão .

Sono e saúde

Numerosos estudos científicos examinaram os efeitos da privação de sono na saúde. Enquanto alguns distúrbios do sono menores, como pesadelos ou terrores noturnos de crianças, estão sem maiores conseqüências, outros grandes distúrbios do sono ( insônia , narcolepsia , apneia do sono …) pode prejudicar a qualidade de vida e saúde . Mas esses problemas prejudicariam quase um em cada três franceses.

Repetida falta de sono pode causar múltiplas conseqüências, que variam muito de pessoa para pessoa e dependendo da natureza do distúrbio do sono:

  • Fadiga mental e física;
  • Uma diminuição na concentração;
  • Transtornos da vigilância;
  • Falta de energia
  • Maior risco de acidentes ou quedas;
  • Distúrbios do humor;
  • Um aumento no apetite que pode levar ao excesso de peso;
  • Sistema imunológico enfraquecido
  • Vários distúrbios do metabolismo .

Transtornos de humor associados à privação crônica do sono podem levar a um estado depressivo. Seria possível conectar diretamente a falta de sono e a depressão ?Leia também – Da luz ao cinza!

Para uma tendência depressiva

Ansiedade e depressão são sintomas sugestivos de sinais chamados por especialistas de ruminações recorrentes ou pensamentos negativos. Eles são materializados por uma tendência constante e repetida de sempre ver o lado negativo de cada coisa ou evento. Ruminations são mais difíceis de controlar.

Em geral, os distúrbios do sono e mudanças circadianos (dia / noite) são freqüentemente vistas em pessoas com um monte de reflexões e causam prejuízo das habilidades cognitivas, particularmente a atenção transtorno de déficit. Ao mesmo tempo, se os distúrbios do sono são tratados, os sintomas psiquiátricos melhoram e as habilidades cognitivas se tornam mais fortes.

Para entender melhor as relações entre sono, depressão e função cognitiva, os pesquisadores realizaram um estudo com 52 pessoas (idade média: 35,6 anos, 55,8% mulheres), com um alto nível de ruminações (detectado por um questionário). específicos), distúrbios do sono e sinais de depressão . A atenção dos participantes foi avaliada usando um índice de atenção visual, medido após a exposição a imagens de conteúdo emocional negativo, positivo ou neutro.

Círculo vicioso falta de sono – ruminação – depressão

Dos 52 participantes do estudo, 50% apresentavam sinais de depressão maior, 44,2% transtornos de ansiedade generalizada, 36,5% ansiedade social, 19,2% transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e 13,5 % de sintomas de transtorno do pânico ou agarofobia. Em relação aos distúrbios do sono , a insônia primária foi detectada em 19,2% dos participantes e o ritmo circadiano compensou em 13,5% deles.

Os resultados do estudo mostraram que os tempos curtos de sono foram significativamente associados com tempos de fixação mais longos de conteúdo emocional negativo, independentemente da ansiedade ou estado depressivo do participante. Além disso, longos períodos de adormecimento foram significativamente relacionados ao aumento das dificuldades em se afastar das imagens negativas.

De acordo com esses resultados, a duração do sono influenciaria a capacidade de se afastar das imagens negativas. O sono seria, portanto, capaz de influenciar o processamento de informações emocionais, um aspecto crucial em pessoas com transtornos ansiosos ou depressivos. No entanto, essa relação só foi encontrada em pessoas que sofrem de ruminações recorrentes.

Esses resultados atestam a importância de cuidar dos distúrbios do sono em pacientes deprimidos, a fim de evitar, tanto quanto possível, que sua atenção permaneça focada nos aspectos negativos e, assim, mantenha sua depressão !

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