[email protected] 8 de May de 2019
mulher limpando de novo a casa

“O que é, isto é” é uma frase que muitas vezes ouvimos dos outros ou nos pronunciamos quando entendemos que não podemos influenciar as circunstâncias da vida, o que significa que só podemos aceitar a situação como ela é.

Essa frase é como um mantra, que repetimos para minimizar os efeitos negativos de nossas reações emocionais a eventos estressantes. Na psicologia, esse método de exclusão de uma experiência traumática é chamado de estratégia de regulação emocional .

O que é terapia comportamental cognitiva?

Pesquisas no campo da psicologia clínica sugerem que o principal aspecto da preservação da saúde mental é a capacidade de não fortalecer a conexão emocional com pensamentos negativos.

Isto é, não mergulhar em pensamentos duros sobre sua inferioridade imaginária, incapacidade de resolver problemas, e também de não tentar prever o pior resultado de qualquer situação que exija nossa intervenção.

A frase “o que é, isto é,” expressa a nossa decisão de não ficarmos na ladeira escorregadia da autoflagelação e da dramatização. Ao usá-lo, muitas vezes, sem perceber, praticamos uma das melhores terapias atualmente desenvolvidas.

E embora existam muitas formas de calma emocional, são nossos pensamentos e palavras que escolhemos expressá-los que desempenham um papel primordial na manutenção do bem-estar psicológico.

Este conceito da importância prioritária de pensar na formação do estado emocional e subjaz terapia cognitivo-comportamental, que visa educar os pacientes ou clientes em métodos de rastreamento, controle e reestruturação de seus pensamentos e sentimentos, a fim de restabelecer o equilíbrio psicológico.

A especificidade da TCC é que ela não considera problemas psicológicos como fenómenos enraizados na história familiar (como acontece na psicanálise e em formas psicodinâmicas de terapia) ou como resultado do desenvolvimento de nosso potencial imediato de receber remuneração (como acreditam os defensores comportamentais).

Em vez disso, na TCC, o papel principal na formação de transtornos emocionais é desempenhado por padrões mentais (isto é, comportamento de consciência) e eventos que ocorrem na vida de uma pessoa.

A essência dessa visão da natureza dos transtornos mentais é que quando as pessoas mudam seus pensamentos (ou cognições, como os psicólogos as chamam), elas podem, assim, mudar seu estado emocional e comportamento.

Um estudo popular no qual os participantes sobem uma colina em diferentes circunstâncias e avaliam a inclinação de sua subida mostra que nossa avaliação de situações, eventos e pessoas molda nossa percepção do mundo ao nosso redor.

Na psicologia, essas avaliações são freqüentemente chamadas de cognitivas. Por exemplo, as pessoas tendem a perceber uma colina mais íngreme quando têm uma mochila pesada atrás das costas do que quando levantam a luz. Além disso, nosso bem-estar afeta a percepção de um obstáculo – o morro parece estar proibitivamente alto quando estamos cansados.

No entanto, os resultados de outro estudo sugerem que quando as pessoas conquistam uma colina não sozinhas, mas junto com outros participantes, parece-lhes não tão íngreme. Assim, o apoio social muda nossa percepção das demandas que o mundo físico coloca em nós.

Nós constantemente medimos nosso bem-estar psicológico e avaliamos se precisamos relaxar ou nos preparar para a ação. Nosso estado emocional é amplamente dependente dessas classificações. A crença de que estamos em harmonia com o mundo exterior influencia se nos sentimos felizes, envolvidos e cheios de energia.

Mantemos esse sentimento de harmonia, apresentando a nós mesmos, aos outros e às circunstâncias sob uma luz relativamente favorável: tudo está bem, estamos seguros. Quando percebemos os altos e baixos da vida como eventos irrelevantes e podemos dizer “o que é, isto é,” ganhamos a capacidade de lidar com situações difíceis e efetivamente neutralizar minas emocionais sem tentar evitá-las.

Por outro lado, quando a ansiedade distorce nosso pensamento, o oposto está acontecendo. As colinas parecem intransponíveis e o mundo é um lugar assustador e insuportável.

Mas tais avaliações negativas são freqüentemente tendenciosas e exageradas e são baseadas em padrões de pensamento profundamente enraizados na consciência, os chamados pensamentos automáticos.

A terapia comportamental cognitiva ajuda as pessoas a mudar esses hábitos de pensamento destrutivo e aprender a pensar sobre suas vidas com maior flexibilidade.

O que são emoções?

Entender e melhorar a saúde mental geralmente depende da desmistificação da experiência emocional. Em termos simples, as emoções são uma experiência consciente de sentir prazer ou dor. Essa experiência pode ser boa, ruim ou neutra, assim como sua intensidade pode ser fraca ou explosiva.

O mais importante é que as emoções transmitem informações sobre o mundo ao nosso redor, preparando-nos para a ação, sendo, portanto, incrivelmente valiosas para a sobrevivência. Eles são um sistema de sinalização que nos alerta para possíveis ameaças. Mas às vezes nossas emoções não correspondem à gravidade da situação.

Portanto, a tarefa de muitos tipos de psicoterapia é a calibração do sistema de resposta emocional. Nesse caso, os terapeutas não procuram, de forma alguma, tornar os pacientes insensíveis. Em vez disso, sua tarefa é ensinar os clientes a entender, controlar e coexistir confortavelmente com eles.

Este é o princípio principal do KPT: mude sua visão das circunstâncias e você pode mudar seu estado. O estudo de James Gross forneceu uma base empírica para provar a conexão entre nossos pensamentos e emoções e ajudou a formular a essência do trabalho dos terapeutas: eles dão às pessoas a oportunidade de ver as dificuldades da vida não como perigosas ameaças que gradualmente as consomem, mas como desafios que podem e devem ser superados. maneiras de felicidade.

CBT na prática

O mais difícil é ajudar pessoas cuja situação é realmente extraordinária, traumática e requer um trabalho profundo. Por exemplo, como ajudar uma pessoa que estava perto de matar outra porque perdeu o controle de si mesmo?

Nesses casos, qualquer um pode ficar deprimido, mas que estratégias o terapeuta deve escolher para ajudar o paciente a sair dele e não permitir que ele transforme sua vida e a de seus entes queridos em inferno, punindo-se constantemente?

Essa situação pode ser vista no exemplo do paciente do Dr. Sbarra Mark, um policial que foi além da estrutura da prisão de um traficante de drogas de 20 anos e o espancou até a polpa. Após este incidente, Mark começou a abusar do álcool e caiu em uma depressão profunda, temendo que ele fosse removido do serviço.

Seu trabalho como policial foi de imensa importância, e a perspectiva de perdê-lo para sempre transformou sua vida em um verdadeiro pesadelo. Além disso, sua esposa o deixou, levando as crianças e o cachorro, enquanto o cara perdia cada vez mais o autocontrole, ficando bêbado até a inconsciência.

Como muitas pessoas, no início da terapia, Mark achou difícil distinguir seus pensamentos dos sentimentos, o que muitas vezes se torna um sério obstáculo no CPT. No entanto, ao longo do tempo, graças ao trabalho com o terapeuta, Mark foi capaz de destacar as principais emoções que não lhe deram paz de espírito e não lhe permitiram reviver a situação e seguir em frente.

Primeiro de tudo, ele estava incrivelmente irritado, principalmente porque ele viu apenas os piores desenvolvimentos possíveis, transformando toda a situação em uma catástrofe irreparável e demonizando sua esposa por sua decisão de deixá-lo.

O Dr. Sbarra ajudou Mark a lidar com esses pensamentos disfuncionais e as emoções negativas associadas a eles aprendendo sua flexibilidade cognitiva – a capacidade de pensar e aceitar diversos pensamentos sobre o que aconteceu, está acontecendo e acontecerá no futuro.

Então, por exemplo, ocupando qualquer trabalho, podemos imaginar várias opções para qual será o resultado.

Você pode se convencer de que somos inúteis e incapazes de lidar com a tarefa, o que provavelmente leva ao fato de que nem sequer vamos trabalhar ou faremos isso com grande relutância e sentimentos opressivos.

Ou você pode se convencer do contrário: imagine que para nós nada é impossível, e o resultado do trabalho feito será ótimo. Esta opção não é muito realista e pode levar a expectativas elevadas, que depois se transformam em decepção.

Você também pode tentar analisar e revisar seus pensamentos negativos para se sentir melhor. Este é um bom começo para quem sofre de depressão ou ansiedade.

Mas há mais uma maneira que não permitirá que você fique atolado em pensar sobre as conseqüências do trabalho que ainda não foi feito e permitirá que você se concentre no processo. Escolhendo esse caminho, dizemos a nós mesmos: “Talvez o resultado seja ruim e talvez bom. Mas agora eu não sei ao certo, então não vou me alongar sobre isso. Vou começar e ver o que acontece. pense quando eu terminar. “

No caso de Mark, a flexibilidade cognitiva ajudou-o a reconsiderar o possível resultado de sua difícil situação, e ele conseguiu mudar o foco das opções negativas para desenvolvimentos posteriores para mudanças mais neutras. Mas sua terapia não terminou aí.

Como a inexprimível tristeza e desesperança se misturavam à sua raiva, o terapeuta sugeriu que a depressão do paciente tinha raízes mais profundas e, por trás desses sentimentos, havia crenças negativas há muito estabelecidas sobre sua própria falta de valor.

David Sbarra estava certo: era no pai de Mark, que muitas vezes o chamava de perdedor completo, porque o menino já tinha a convicção de que não era capaz de fazer nada. Com o passar dos anos, essa convicção alimentou seus pensamentos disfuncionais automáticos, que cada vez mais e mais rapidamente atrasavam Mark para o fundo da depressão.

Resolvendo esse conflito e aprendendo a trabalhar com seus padrões negativos de pensamento, o homem acabou conseguindo sair do episódio depressivo, reconquistar a confiança de sua esposa e filhos e recuperar sua posição oficial.

Terapia cognitivo-comportamental – técnicas eficazes

A base da terapia cognitivo-comportamental (TCC) foi lançada pelo extraordinário psicólogo Albert Ellis e pelo psicoterapeuta Aaron Beck. Originada nos anos 60 do século passado, essa técnica é reconhecida nas comunidades acadêmicas como um dos métodos mais eficazes de tratamento psicoterapêutico.

Terapia cognitivo-comportamental é um método universal de ajudar pessoas que sofrem de vários distúrbios dos níveis neurótico e mental. A autoridade desse conceito acrescenta o princípio principal do método – aceitação incondicional de traços de personalidade, uma atitude positiva em relação a cada pessoa, enquanto mantém uma crítica saudável das ações negativas do sujeito.

Os métodos da terapia cognitivo-comportamental ajudaram milhares de pessoas que sofriam de vários complexos, depressões, medos irracionais. A popularidade desta técnica explica a combinação das vantagens óbvias do QPS:

  • garantia de alcançar altos resultados e uma solução completa para o problema existente;
  • persistência longa, muitas vezes ao longo da vida do efeito obtido;
  • curta duração do curso da terapia;
  • clareza de exercícios para o cidadão comum;
  • simplicidade de tarefas;
  • a capacidade de realizar exercícios recomendados pelo médico, independentemente em um ambiente doméstico confortável;
  • uma ampla gama de técnicas, a capacidade de usar para superar vários problemas psicológicos;
  • sem efeitos colaterais;
  • atraumático e segurança;
  • envolver os recursos ocultos do corpo para resolver o problema.

A terapia cognitivo-comportamental tem mostrado bons resultados no tratamento de vários distúrbios do nível neurótico e psicótico. Os métodos CPT são utilizados no tratamento de transtornos afetivos e de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, problemas íntimos, anomalias do comportamento alimentar. Técnicas KPT trazem excelentes resultados no tratamento do alcoolismo, dependência de drogas, jogos de azar, vícios psicológicos.

Informações gerais

Uma das características da terapia cognitivo-comportamental é a divisão e sistematização de todas as emoções de uma pessoa em dois grandes grupos:

  • produtivo, também referido como racional ou funcional;
  • improdutivo, chamado irracional ou disfuncional.

O grupo de emoções improdutivas inclui as experiências destrutivas do indivíduo, que, de acordo com o conceito de TCC, são uma consequência das crenças e crenças irracionais de uma pessoa – “crenças irracionais”. De acordo com os defensores da terapia cognitivo-comportamental, todas as emoções improdutivas e o modelo disfuncional do comportamento pessoal associado a ela não são um reflexo ou resultado da experiência pessoal do sujeito. 

Todos os componentes irracionais do pensamento e o comportamento não-construtivo associado a eles são o resultado de uma interpretação errada e distorcida da experiência real da pessoa. Segundo os autores da metodologia, o verdadeiro culpado de todos os transtornos psicoemocionais é o sistema de crenças distorcido e destrutivo presente no indivíduo, que foi formado como resultado das crenças incorretas do indivíduo.

Essas idéias são a base da terapia cognitivo-comportamental, cujo conceito básico é o seguinte: as emoções, os sentimentos e o modelo de comportamento do sujeito não são devidos à situação em que ele reside, mas como ele percebe a situação. É a partir dessas considerações que a principal estratégia do TCC é identificar e identificar experiências e estereótipos disfuncionais, substituí-los por sentimentos racionais, úteis e realistas, assumindo o controle total do seu pensamento.

Ao mudar as atitudes pessoais em relação a algum fator ou fenômeno, substituindo uma estratégia de vida rígida, rígida e não construtiva por um pensamento flexível, a pessoa obterá uma visão efetiva.

As emoções funcionais resultantes irão melhorar o estado psicoemocional da personalidade e garantir um excelente bem-estar em todas as circunstâncias da vida. Com base nisso, um modelo conceitual de terapia cognitivo-comportamental foi formulado , apresentado em uma fórmula ABC fácil de entender, onde:

  • A (evento de ativação) é um certo evento que ocorre na realidade, que é um estímulo para um sujeito;
  • Em (crença) – o sistema de crenças pessoais do indivíduo, estrutura cognitiva, refletindo o processo de percepção humana do evento na forma de pensamentos emergentes, idéias formadas, crenças formadas;
  • Com (consequências emocionais) – resultados finais, consequências emocionais e comportamentais.

A terapia cognitivo-comportamental é focada na identificação e subsequente transformação de componentes distorcidos do pensamento, o que garante a formação de uma estratégia funcional de comportamento pessoal.

Processo de tratamento

O processo terapêutico utilizando técnicas de terapia comportamental conservadora é um curso de curta duração que inclui de 10 a 20 sessões. A maioria dos pacientes visita um terapeuta no máximo duas vezes por semana. Após uma reunião presencial, os clientes recebem um pequeno “dever de casa”, incluindo a realização de exercícios especialmente selecionados e uma familiaridade adicional com a literatura educacional.

O tratamento com CPT envolve o uso de dois grupos de técnicas: comportamentais e cognitivas.

Vamos considerar em mais detalhes as técnicas cognitivas. Eles visam detectar e corrigir pensamentos, crenças e idéias disfuncionais. Deve-se notar que as emoções irracionais interferem na atividade normal da vida de uma pessoa, modificam o pensamento de uma pessoa, forçam-na a tomar e seguem decisões ilógicas. Além da amplitude, sentimentos improdutivos afetivos levam ao fato de que o indivíduo vê a realidade sob uma luz distorcida. Emoções disfuncionais privam uma pessoa de controle sobre si mesmo, forçando-o a cometer atos imprudentes.

As técnicas cognitivas são convencionalmente divididas em vários grupos.

Grupo um

O propósito das técnicas do primeiro grupo é rastrear e realizar seus próprios pensamentos. Para fazer isso, geralmente use os seguintes métodos.

Registros de seus próprios pensamentos

O paciente recebe uma tarefa: colocar em uma folha de papel os pensamentos que surgem antes e ao realizar qualquer ação. Ao mesmo tempo, é necessário fixar os pensamentos estritamente na ordem de sua prioridade. Esta etapa indicará a importância de certos motivos de uma pessoa ao tomar sua decisão.

Mantendo um diário de pensamentos

O cliente é recomendado para registrar de forma breve, concisa e precisa todos os pensamentos que surgem em um diário durante vários dias. Esta ação permitirá que você descubra o que uma pessoa mais frequentemente pondera, quanto tempo ele gasta pensando nesses pensamentos, o quanto ele é perturbado por certas idéias.

Remoção de pensamentos não funcionais

A essência do exercício é que uma pessoa deve desenvolver uma atitude objetiva para seus próprios pensamentos. Para se tornar um “observador” imparcial, ele precisa se distanciar das idéias emergentes. Afastar-se dos seus próprios pensamentos envolve três componentes:

  • a consciência e aceitação do fato de que um pensamento não-construtivo surge automaticamente, uma compreensão de que a idéia de superação foi formada anteriormente sob certas circunstâncias, ou não é seu próprio produto de pensamento, mas imposta de fora por estranhos;
  • a percepção e aceitação do fato de que os pensamentos estereotipados são não-funcionais e interferem na adaptação normal às condições existentes;
  • dúvidas sobre a verdade da idéia não-adaptativa surgida, uma vez que tal construção estereotipada contradiz a situação existente e não corresponde à essência das exigências emergentes da realidade.

Grupo dois

A tarefa do técnico do segundo grupo é desafiar os pensamentos não funcionais existentes. Para fazer isso, o paciente é solicitado a realizar os seguintes exercícios.

Examinando os prós e contras de pensamentos estereotipados

Uma pessoa estuda seu próprio pensamento não adaptativo e fixa os argumentos a favor e contra. O paciente é então recomendado para reler suas anotações diariamente. Com o exercício regular na mente de uma pessoa, os argumentos “certos” irão se fixar firmemente ao longo do tempo, e os argumentos “errados” serão eliminados do pensamento.

Pesando pontos fortes e fracos

Este exercício não trata de analisar seus próprios pensamentos não construtivos, mas de estudar as soluções existentes. Por exemplo, uma mulher faz uma comparação do que é mais importante para ela: preservar sua própria segurança, sem entrar em contato com pessoas do sexo oposto, ou permitir uma parcela de risco em sua vida para, eventualmente, criar uma família forte.

Experimento

Este exercício pressupõe que uma pessoa experimentalmente por experiência pessoal compreende o resultado da demonstração de uma ou outra emoção por ele. Por exemplo, se o sujeito não sabe como a sociedade reage à manifestação de sua raiva, ele pode expressar sua emoção com força total, direcionando-a ao terapeuta.

Volte ao passado

A essência deste passo é uma conversa franca com testemunhas imparciais de eventos passados ​​que deixaram uma marca na psique humana. Essa técnica é particularmente eficaz em transtornos mentais nos quais as lembranças são distorcidas. Este exercício é relevante para aqueles que têm equívocos que são o resultado de uma má interpretação dos motivos que motivam outras pessoas.

Usando fontes autorizadas de informação

Esta etapa envolve trazer os argumentos do paciente derivados da literatura científica, estatísticas oficiais, experiência pessoal do médico. Por exemplo, se um paciente tem medo de viajar de avião, o terapeuta aponta para relatórios internacionais objetivos, segundo os quais o número de acidentes durante o uso de aviões é muito menor em comparação com acidentes ocorridos em outros tipos de transporte.

Método socrático (diálogo socrático)

A tarefa do médico é identificar e apontar para o cliente erros lógicos e contradições óbvias em seu raciocínio. Por exemplo, se um paciente está convencido de que ele está destinado a morrer de uma picada de aranha, mas ao mesmo tempo declara que ele havia sido mordido por esse inseto antes, o médico aponta uma contradição entre antecipação e os fatos reais de uma história pessoal.

Mudança de opinião – reavaliação dos fatos

O objetivo deste exercício é mudar o ponto de vista de uma pessoa em uma situação existente, verificando se as causas alternativas do mesmo evento teriam o mesmo efeito. Por exemplo, um cliente é oferecido para refletir e discutir se uma pessoa poderia ter agido com ele de maneira semelhante se tivesse sido guiada por outros motivos.

Diminuição da significância dos resultados – decatasticação

Essa técnica envolve o desenvolvimento para a escala global dos pensamentos não adaptativos do paciente para a subseqüente desvalorização de suas consequências. Por exemplo, um médico que tem medo de deixar sua própria casa, pergunta ao médico: “Na sua opinião, o que acontecerá com você se você sair?”, “Quanto e por muito tempo você será superado por sentimentos negativos?” Você vai ter um ataque? Você vai morrer? As pessoas morrerão? O planeta acabará com a sua existência? Uma pessoa entende que seus medos em um sentido global não valem a atenção. A consciência da estrutura temporal e espacial ajuda a eliminar o medo das conseqüências apresentadas de um evento perturbador.

Mitigação da intensidade da emoção

A essência dessa técnica é conduzir uma reavaliação emocional do evento traumático. Por exemplo, as vítimas são oferecidas para resumir a situação, dizendo a si mesmas: “É uma pena que tal fato tenha ocorrido em minha vida. No entanto, não vou permitir

Este evento para gerenciar meu presente e arruinar o futuro. Deixo ferimentos no passado. Ou seja, emoções destrutivas que ocorrem em uma pessoa perdem o poder do afeto: o ressentimento, a raiva e o ódio são transformados em experiências mais fáceis e mais funcionais.

Alterar papéis

Essa técnica é a troca de papéis entre o médico e o cliente. O paciente recebe a tarefa: convencer o terapeuta de que seus pensamentos e crenças são mal-adaptativos. Assim, o próprio paciente está convencido de que seus julgamentos são disfuncionais.

Adiando idéias

Este exercício é adequado para pacientes que não podem desistir de seus sonhos impossíveis, desejos irrealizáveis ​​e objetivos irreais, mas pensar neles lhe dá desconforto. O cliente é convidado a adiar a implementação de seus empreendimentos por um longo tempo, especificando a data específica de sua introdução, por exemplo, a ocorrência de um evento específico. Esperar por esse evento elimina o desconforto psicológico, tornando o sonho de uma pessoa mais viável.

Plano de ação futuro

O cliente, juntamente com o médico, desenvolve um programa realista de ação adequado para o futuro, no qual as condições específicas são especificadas, as ações de uma pessoa são determinadas, os prazos passo a passo são definidos para as tarefas. Por exemplo, o terapeuta e o paciente estipulam que, no caso de uma situação crítica, o cliente seguirá uma determinada sequência de ações. E até o início do evento catastrófico, ele não se esgotará completamente com experiências perturbadoras.

Grupo três

O terceiro grupo de técnicas está focado em ativar a esfera da imaginação do indivíduo. Foi estabelecido que, em pessoas ansiosas no pensamento, a posição predominante não é tomada de forma alguma por pensamentos “automáticos”, mas por imagens obsessivas assustadoras e idéias destrutivas exaustivas. Com base nisso, os terapeutas desenvolveram técnicas especiais para corrigir o campo da imaginação.

Método de terminação

Quando um cliente tem uma imagem negativa obsessiva, recomenda-se usar uma voz alta e firme para dizer um comando lacônico condicional, por exemplo: “Pare!”. Tal indicação termina a imagem negativa.

Método de repetição

Essa técnica envolve o paciente repetindo as atitudes características de um modo de pensar produtivo. Assim, ao longo do tempo, o estereótipo negativo formado é eliminado.

Uso de metáforas

Para melhorar a imaginação do paciente, o médico usa declarações metafóricas relevantes, parábolas instrutivas, citações de poesia. Essa abordagem torna a explicação mais colorida e clara.

Modificação de imagens

O método de modificar a imaginação envolve o trabalho ativo do cliente, visando a substituição gradual de imagens destrutivas por ideias de cor neutra e, depois, com construções positivas.

Imaginação positiva

Essa técnica envolve a substituição da imagem negativa por idéias positivas, que têm um efeito relaxante pronunciado.

Imaginação construtiva

A técnica de dessensibilização é que uma pessoa classifica a probabilidade de uma situação catastrófica esperada, ou seja, estabelece e organiza o significado dos eventos futuros esperados. Esse passo leva ao fato de que uma perspectiva negativa perde sua significância global e deixa de ser percebida como inevitável. Por exemplo, o paciente é solicitado a classificar a probabilidade de morte quando se encontra com um objeto de medo.

Grupo Quatro

Técnicos deste grupo visam aumentar a eficácia do processo de tratamento e minimizar a resistência oferecida pelo cliente.

Repetição proposital

A essência desta técnica é o teste repetido teimoso de várias instruções positivas na prática pessoal. Por exemplo, depois de realizar uma reavaliação de seus próprios pensamentos durante as sessões psicoterapêuticas, o paciente recebe a tarefa de reavaliar de forma independente as ideias e experiências que surgem na vida cotidiana. Esta etapa proporcionará uma consolidação constante da habilidade positiva adquirida no processo de terapia.

Identificando motivos ocultos de comportamento destrutivo

Essa técnica é apropriada naquelas situações em que uma pessoa continua a pensar e agir de maneira ilógica, apesar do fato de que todos os argumentos “corretos” são declarados, ele concorda com eles e os aceita integralmente.

Como o terapeuta de hipnose Gennady Ivanov observa sobre a hipnose clássica , neste caso a tarefa da terapia é encontrar os motivos ocultos de seu comportamento destrutivo e estabelecer motivos alternativos para ações humanas disfuncionais.

Outras áreas da psicoterapia chamam este exercício de uma busca por benefícios secundários.

Em conclusão

Apesar do fato de a psicologia ser uma ciência complexa e por vezes contraditória, métodos terapêuticos como a terapia cognitivo-comportamental nos ajudaram a obter uma compreensão crítica de como nossas emoções funcionam e que papel desempenham na formação do estado psico-emocional de uma pessoa.

O CPT revela a surpreendente sabedoria e praticidade de uma fórmula simples e bem conhecida: “O que é, isto é”: estas palavras não são escapistas, mas fazem parte de um complexo mecanismo de consciência. E de muitas maneiras, essa frase capta a essência do que consideramos saúde mental.

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