[email protected] 9 de May de 2019
olhos em panico

Muitos estudos científicos realizados desde a década de 90 do século XX até a atualidade apontam para a alta prevalência de transtornos mentais na população.

Os cientistas mostraram que o risco de complicações adicionais aumenta significativamente, mesmo com sintomas depressivos ligeiramente pronunciados. Portanto, é muito importante identificar e conduzir um tratamento de alta qualidade de vários transtornos mentais.

Sintomas e diagnóstico

  1. Você já sentiu esses ataques de medo, em que, parece, o coração salta do peito e você não tem fôlego?
  2. Nesses momentos, você acha que está ficando louco, doente ou morrendo?
  3. Ou você se sente tonto, seu corpo treme e sente o medo da morte?
  4. Essas condições ocorrem subitamente quando você menos espera?
  5. Te incomoda na vida cotidiana?

Se essas descrições lhe são familiares e correspondem ao seu estado de saúde, é bem provável que você esteja sofrendo de transtornos do pânico. Tais ataques de medo são chamados de ataques mentais. Geralmente o paciente está preocupado com a possibilidade de um novo ataque e evita ou teme situações em que possa surgir.

Uma doença em que esses ataques ocorrem periodicamente é chamada de transtorno do pânico. Acompanhado por um ataque de pânico (um medo extremamente forte) com uma massa de sintomas vegetativos e outros. As pessoas que sofrem de transtorno do pânico, com ansiedade, esperam repetir tais ataques, estão muito preocupadas com as possíveis conseqüências (que são incapazes de cumprir seus deveres, que acabarão em um acidente de carro ou morrerão).

A fim de determinar o ataque de pânico e realizar um diagnóstico completo, um psiquiatra deve fazer uma anamnese e conversar com o paciente. O médico prescreve o tratamento individualmente para cada paciente.

Tratamento

Para melhorar a condição de um paciente que sofre de transtornos mentais, você pode usar os seguintes métodos de tratamento:

  • psicoterapia (de um médico qualificado);
  • uso de drogas;
  • métodos não tradicionais (relaxamento e acupressão, acupuntura).

Deve-se notar que os métodos não tradicionais de tratamento e sessões de psicoterapia têm um efeito benéfico sobre a condição do paciente e dão um resultado tangível. Além disso, o paciente é desejável para fazer cursos de atendimento psicológico-neurológico.

Prevenção

Cada um de nós precisa aprender a administrar nossas emoções, a lidar com o negativo. É extremamente importante analisar o que está acontecendo, manter a calma, evitar surtos nervosos e mentais.

Exercício, uma boa rotina diária e uma atitude positiva ajudarão a melhorar sua saúde mental. A harmonia do corpo e da mente ajudará a ganhar calma e confiança, bem como a resistir a outro ataque de pânico.

Tipos de ataques de pânico e psicoterapia

O tópico dos ataques de pânico veio à tona em uma conversa com colegas, e fiquei novamente impressionado com o analfabetismo dos argumentos de especialistas individuais sobre a natureza desse fenômeno e seu tratamento. Mas então me lembrei que até agora tenho pacientes que são médicos que, muito seriamente, dizem que os ataques de pânico podem se transformar em esquizofrenia, e um pouco se acalmaram.

Ataque de pânico como um evento separado é um conjunto de sintomas. Na prática, identifico vários tipos de condições em que ocorrem os ataques de pânico.

1. Transtorno de pânico clássico

 Por via de regra, jovens da idade de 18-20 anos. Como regra geral, são caracteristicamente ansiosos, desconfiados, muitas vezes com boa imaginação. Geralmente, correlaciona-se com apego inseguro na infância. Surge no início repentinamente na forma de um único ataque de batida do coração, sintomas autonômicos, ansiedade. Às vezes, nesta fase, não há nem mesmo medo.

Em qualquer caso, um dos seguintes ataques provoca forte medo, pânico, a pessoa pensa que ele está morrendo, enlouquecendo, que ele pode ter um ataque cardíaco. Ele está sendo examinado, nada é encontrado nele, ele está tentando viver, mas ele está se tornando cada vez mais medo desses ataques, torna-se mais alarmante. Quase sempre, um certo conflito real está envolvido nesse estado – estresse, dificuldades nos relacionamentos, nos estudos, no trabalho, etc. 

Um fator-chave na manutenção desse estado é geralmente os processos cognitivos – uma falsa interpretação do perigo e evitando comportamentos. Com o tratamento adequado, tais distúrbios ocorrem em 100% dos casos, muitas vezes é possível salvar uma pessoa de ter que ir para o tratamento durante a primeira sessão.

Também inclui distúrbios fóbicos – agorafobia, claustrofobia, etc., se uma pessoa começar a temer a aparência de pânico em lugares lotados, em elevadores, etc. Os estados fóbicos podem participar de um transtorno do pânico ou se desenvolver de forma independente. A principal diferença entre transtornos de pânico e fobia é: transtorno do pânico implica medo, no qual o perigo está no corpo ou na mente (morte por ataque cardíaco, insanidade, desmaios) e transtorno fóbico implica medo de perigo externo (espaço fechado, altura, multidão etc. .

A depressão secundária pode se juntar a este estado se a qualidade de vida começar a sofrer seriamente devido a ataques frequentes e a incapacidade de controlá-los. Os principais temas depressivos em pensamentos são geralmente associados a limitações e redução da qualidade de vida devido à incapacidade de lidar com o pânico. Trate primeiro necessidade de pânico, a depressão passa quando uma pessoa começa a lidar com a ansiedade.

2. Uma variante disso é o transtorno do pânico em pessoas com “pouco mais de 40 anos”. Ou até mais de 50 anos.

Mais frequentemente, são as mulheres que, ou se aposentam, se mudam, se divorciam ou seus filhos crescem e estão prestes a iniciar uma vida independente. Ou seja há uma mudança no estilo de vida, e isso está quase sempre associado a uma certa restrição à auto-expressão e à auto-realização. 

De acordo com o mecanismo de desenvolvimento do Estado, é semelhante ao ponto anterior, mas ainda há um fator importante, que eu metaforicamente explico como “a estagnação das forças criativas, que, não tendo saída direcionada, começam a ferver a borda.

 Para a maioria dos pacientes, isso faz sentido, e eles começam a procurar o uso de suas forças e os episódios de pânico passam.
Existe uma subopção – transtornos de pânico em idosos, associados a doenças somáticas (DCI, hipertensão), solidão, medo realista da morte. É importante trabalhar com a camada existencial.

3. Pânico associado à experiência traumática dissociada.

 Isso pode ocorrer em pessoas de temperamento diferente, mais freqüentemente há características perturbadoras que, curiosamente, podem variar significativamente durante a terapia.

 O pânico pode ocorrer em todas as circunstâncias, e muitas vezes é difícil entender os episódios de pânico primários associados a gatilhos traumáticos específicos e condições secundárias de pânico que surgiram por meio da generalização.

 Normalmente, o trabalho consegue encontrar episódios do passado, geralmente desde a infância ou adolescência, associados à violência ou ao medo grave. Após a integração desses episódios, o pânico desaparece. Aqui, também, pode ser importante trabalhar com distorções cognitivas e comportamento, mas muitas vezes esses pacientes não parecem ter um recurso para exposição ou não estão prontos para isso moralmente. 

Mas, com a integração de memórias traumáticas, elas começam a encontrar um recurso, entendem a natureza de sua condição e prontamente (quase sempre independentemente) participam de atividades comportamentais e lidam facilmente com a ansiedade. O trabalho hipnótico é muito útil.

4. Pânico por depressão.

 Como regra, estamos falando de depressão melancólica ou ansiosa, quando no auge do episódio pode ocorrer um ataque de ansiedade, medo e manifestações vegetativas. Como regra geral, os pensamentos giram em torno de um tema depressivo, em contraste com a depressão secundária que ocorre no contexto do transtorno do pânico. Pistups passam por tratamento adequado para depressão e muitas vezes não exigem medidas diretas de trabalho e comportamentais.

Ataques de pânico

Ataques de pânico – quase o problema mais comum em meus pacientes. Ela é talvez a mais motivada a recorrer a um especialista, já que ela pode ter um efeito tangível na qualidade de vida, forçando-a a tolerar um grande número de restrições domésticas diferentes. 

As pessoas que sofrem ataques de pânico por muito tempo são obrigadas a negar-se os prazeres da vida, não podem usar muitos meios de transporte, participar de eventos culturais, usar elevadores, tentar sempre levar consigo certos remédios ou um dispositivo para medir a pressão. Antes de sair de casa, eles costumam pensar em “formas de retirada” em caso de pânico, tentar estabelecer rotas perto de hospitais e clínicas, caso precisem pedir ajuda … Existem inúmeras dificuldades que eles têm que enfrentar, mas o principal é o ataque em si:

Os próprios ataques de pânico geralmente são descritos como crises de medo intenso, acompanhados de batimentos cardíacos intensos, dor no peito, suor, muitas vezes com as palmas das mãos esfriando, as pernas “enrugadas”, sensação de tontura ou escurecimento nos olhos.

 Tais ataques podem durar de alguns minutos a meia hora e, em alguns casos, a saúde ruim pode persistir por várias horas. Após longos ataques, uma pessoa frequentemente se sente exausta, quebrada e lenta. Curiosamente, tais ataques quase nunca levam a desmaios reais ou sérias conseqüências para a saúde.

Se relacionarmos a experiência real com categorias clínicas, as condições em que ocorrem os ataques de pânico são atribuídas a vários grupos de estados predominantemente ansiosos e fóbicos de ansiedade. Os ataques de pânico podem ocorrer em locais específicos: alguns têm medo de entrar no elevador, no metrô ou no ônibus, para voar em um avião. 

Obviamente, esses lugares têm características comuns – eles são fechados, não se pode sair rapidamente deles, pode ser abafado ou escuro. Outras pessoas, pelo contrário, experimentam o pânico quando vão a lugares abertos, muitas vezes lotados – em praças, ruas largas movimentadas, bem como em cinemas, grandes audiências e assim por diante. Sem entrar em detalhes, poderíamos classificar esses estados como versões pronunciadas de fobias – aographobie, fobia social ou claustrofobia.

Estamos falando de desordem fóbica quando as experiências de uma pessoa durante um ataque (e muitas vezes fora do ataque) são dominadas pelo medo de perigos específicos presentes no local indicado: o medo de entrar no elevador ou ficar preso nele, o medo de quebrar o avião, ficar preso no túnel do metrô “Desgraça” na frente de uma audiência e assim por diante. 

Portanto, assim que uma pessoa deixa um lugar onde está em perigo, ele rapidamente se acalma. Ao mesmo tempo, ele gradualmente começa a se acostumar com o fato de que as lembranças desse lugar e o pensamento de que ele pode chegar lá novamente, causar um aumento acentuado na ansiedade e até mesmo por si só podem causar um ataque de pânico.

Se o pânico rola espontaneamente, independentemente de estar em um lugar particular, então provavelmente estamos lidando com um transtorno do pânico “clássico”. Aqui um pânico pode pegar uma pessoa em casa, na cama, no carro, durante uma caminhada, isto é, geralmente em qualquer lugar. 

Neste caso, a pessoa fica assustada com as sensações que surgem no corpo – e muitas vezes os ataques de pânico começam com tontura, sentimentos de instabilidade, formigamento no coração e outros assim chamados. manifestações vegetativas. Percebendo esses sentimentos em si, uma pessoa se concentra neles, geralmente considerando-os como precursores de algumas doenças graves e potencialmente fatais – ataque cardíaco, derrame, crise hipertensiva e assim por diante. 

Aqui a primeira coisa que uma pessoa tem medo de morrer ou perder a consciência. Outro medo bastante específico é o medo de enlouquecer: neste caso, a pessoa chama a atenção para as esquisitices e mudanças na percepção de si mesmo e do mundo exterior durante o ataque e conclui que estes são provavelmente sinais de algum tipo de esquizofrenia, e ele logo enlouquecerá. Tudo isso se refere ao clássico transtorno do pânico.

Existem algumas observações interessantes sobre essas condições. Em primeiro lugar, vale a pena mencionar que alguns pacientes descrevem uma a uma as mesmas manifestações vegetativas dos ataques de pânico, que, no entanto, não os assustam de forma alguma.

Nós fazemos uma pequena digressão. Quais são as manifestações vegetativas? São sensações e sintomas que refletem o trabalho do sistema nervoso vegetativo (SNA). O SNA é um ramo do nosso sistema nervoso que regula o funcionamento dos órgãos internos – os intestinos, o coração e os vasos sanguíneos, o sistema respiratório, as glândulas, etc. sudorese, tremores musculares, mãos frias. A tarefa deste sistema é preparar rapidamente o corpo para escapar do perigo.

 Em contraste, a divisão parassimpática é ocupada pelo exato oposto – ela nos leva a um estado de funcionamento calmo, ocupado com a digestão de alimentos, sono, repouso e outras atividades não relacionadas à superação do perigo.

Então, há pessoas que têm todos esses sintomas vegetativos, mas não há medo ou pânico. “Bem, sim, dizem eles, uma condição desagradável, mas eu vou me sentar e passar”. E há pessoas que, ao contrário, os primeiros sinos de uma reação simpática causam um sentimento de medo e fazem você pensar nas consequências mais terríveis.

Este fato ilustra que a base do pânico são duas camadas fundamentais de processos mentais. Alguém poderia chamar do consciente e inconsciente. 

Em um nível inconsciente, uma resposta ao estresse é acionada no sistema nervoso vegetativo, e em um nível consciente a pessoa interpreta (ou não interpreta) essa reação como um sinal de perigo e fica assustada com isso. Muitas vezes isso pode ser visto claramente durante o primeiro ataque de pânico: que medos e ideias chegaram a uma pessoa pela primeira vez, esses medos vão acompanhá-lo o tempo todo até que ele possa lidar com sua doença.

 Eu estava com medo de desmaiar – muito provavelmente, e cada ataque seria acompanhado pelo medo de perder a consciência. Com medo de enlouquecer – olá, medo da insanidade. Eu estava com medo de ficar preso no elevador – mais no elevador ou no pé.

Como você pode ver, a princípio a mente considera o que está acontecendo como um perigo, e o perigo pode ser visto tanto externo (elevador, trem do metrô, avião) quanto interno (distorção da percepção, sentimentos desagradáveis ​​brilhantes, até pensamentos sobre algo perigoso). Mas se reagirmos de maneira semelhante a um perigo objetivo real – por exemplo, se de repente encontrássemos na floresta um tigre malvado e faminto – a reação do pânico seria completamente natural e explicável. 

Um problema surge quando reagimos a um perigo imaginário como se fosse real, quando o “tigre” não está na nossa frente, mas na nossa cabeça.

Há dois pontos-chave aqui: o momento do início das reações vegetativas e o momento do início das reações emocionais. Em uma publicação recente, escrevi sobre os trabalhos de Joseph Led , que por muitos anos explorou a natureza da ansiedade e do medo. 

Em seus últimos trabalhos, ele diz que é impossível equiparar processos entre a reação ansiosa do ANS e a experiência do medo. Sentimos medo quando nossa mente interpreta o que está acontecendo conosco como medo. 

Em outras palavras, para ter medo, precisamos, em certo sentido, perceber o medo em nós mesmos. E toda a cadeia lógica, baseada na presença de perigo, leva à realização do medo. E assim que reconhecemos algo como um perigo, nossa mente forma uma emoção de medo, que visa evitar esse perigo.

Isto é o que acontece em uma situação de ataque de pânico. Uma pessoa descobre o perigo dentro ou em volta de si e procura evitá-lo em todos os sentidos. Se o perigo está dentro, ele é enviado para os médicos, examinados, procurando encontrar e curar uma doença desconhecida. Se o perigo está do lado de fora, ele procura escapar para um lugar mais seguro e não aparece mais onde é perigoso. 

Em outras palavras, uma reação de evitação está sendo formada – um programa de evolução evolutiva de longa data que ajudou nossos ancestrais conosco a sobreviver, para que você possa se sentar aqui agora e ler essas linhas.

 Evitar a reação é útil e necessário quando se trata de vida na selva, mesmo que seja pedra, e alguns eventos objetivamente perigosos. Mas a reação de evitação não é de todo necessária, digamos, para um atleta profissional no ringue, nem é o músico no palco, nem o alpinista na encosta da montanha. 

Ela também não precisa de nós quando nos deparamos com a maioria das situações domésticas com as quais podemos lidar. Indo na esteira da reação de evitação, uma pessoa se aprisiona: ele tem que gradualmente começar a evitar mais e mais situações novas, porque a ansiedade tende a crescer e tomar novos territórios (a chamada generalização da ansiedade).

 Por exemplo, ontem uma pessoa estava com medo de elevadores, e hoje um ataque subirá de repente em um táxi, ele começará a ter medo de um táxi. Portanto, quando o perigo é imaginário ou corresponde à nossa preparação, é importante não evitá-lo, mas aprender a lidar com a situação da maneira que precisamos. 

já que a ansiedade tende a crescer e a conquistar novos territórios (a chamada generalização da ansiedade). Por exemplo, ontem uma pessoa estava com medo de elevadores, e hoje um ataque subirá de repente em um táxi, ele começará a ter medo de um táxi.

 Portanto, quando o perigo é imaginário ou corresponde à nossa preparação, é importante não evitá-lo, mas aprender a lidar com a situação da maneira que precisamos. já que a ansiedade tende a crescer e a conquistar novos territórios (a chamada generalização da ansiedade). Por exemplo, ontem uma pessoa estava com medo de elevadores, e hoje um ataque subirá de repente em um táxi, ele começará a ter medo de um táxi. Portanto, quando o perigo é imaginário ou corresponde à nossa preparação, é importante não evitá-lo, mas aprender a lidar com a situação da maneira que precisamos.

É precisamente sobre isso que a estratégia da terapia cognitivo-comportamental em lidar com as condições de pânico é construída, e essa estratégia é amplamente apoiada por psicoterapeutas de outras direções. 

Sua essência é dissipar idéias sobre perigos imaginários e ensinar uma pessoa a se mover gradualmente da esquiva para o confronto com seu medo, para aprender a lidar com ela (a chamada exposição). Esta estratégia dá excelentes resultados e, se aplicada corretamente, permite quase completamente se livrar dos ataques de pânico quando se trata de fobias e transtorno de pânico clássico.

No entanto, essa estratégia não se aplica ao componente inconsciente – o momento de ocorrência das reações vegetativas que precedem a reação emocional do medo. Em outras palavras, pode-se aprender a perceber com calma os ataques cardíacos, pode-se aprender a não interpretá-los como um perigo ou como a sensação de pânico em si, mas os próprios ataques cardíacos não desaparecem. É por isso que, na minha opinião, não basta lidar apenas com as conseqüências, que consistem em reações emocionais e evitar comportamentos.

Além disso, existem situações em que os ataques de pânico ocorrem sem comunicação com circunstâncias externas e não desencadeiam comportamento de evitação, mas continuam a repetir do mesmo modo. Isto é especialmente verdadeiro para situações que não se enquadram nas categorias clássicas de estados de ansiedade com pânico. Isso pode acontecer em depressões, em diferentes estados pós-traumáticos e dissociativos. Obviamente, pode haver algum outro dominante interno que desencadeie reações de pânico, não importa como você reaja a elas.

Em minha experiência, que é consistente com as estatísticas mundiais, os transtornos de pânico ocorrem com mais frequência em jovens. Por via de regra, estes são bastante jovens, mas já pessoas um tanto ativas e ativas de 20 para 35 anos. 

Na verdade, estas são as pessoas mais ativas e eficientes que enfrentam muitas complexidades e mudanças na vida: estudo, emprego, separação dos pais, criação de sua própria família e ter filhos. 

Neste período de idade, processos importantes de maturação emocional e formação são concluídos. Em outras palavras, essa categoria de pessoas está sujeita a pressões e pressões muito específicas que eles enfrentam pela primeira vez em sua vida. De acordo com minhas observações, as reações de pânico ocorrem mais frequentemente após experiências estressantes associadas ao trabalho, relacionamentos, doenças, viagens.

O componente inconsciente do pânico requer que o psicoterapeuta estude os aspectos da vida do paciente, que podem ser fontes de tensão e angústia. 

Hipnótico, transe e técnicas de meditação, o desenvolvimento de habilidades de relaxamento, correção de estilo de vida, esforço físico regular ajudam muito.

 Tudo isso envolve ativamente o sistema nervoso autônomo, o treina e ajuda a aprender a aliviar o estresse emocional, que, aparentemente, pode ser um mecanismo desencadeador de estados de ansiedade. O trabalho nessa direção leva, muitas vezes, a experiências traumáticas precoces, a atitudes psicológicas desenvolvidas na família e na escola. Nesse nível, a terapia permite identificar e reconstruir os processos psicológicos que geraram o estresse emocional. Aqui é tudo

Assim, para o tratamento eficaz dos ataques de pânico, às vezes é necessário trabalhar em duas frentes: identificar perigos imaginários e aprender a lidar com a ansiedade em vez de evitá-la, além de trabalhar no nível dos processos emocionais associados ao apego e atitude iniciais, aprender a relaxar, expressar e desarmar a tensão emocional, bem como treinar o sistema nervoso autônomo.

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