Transtornos de Ansiedade

desenho simbolizando cabeca aberta

A ansiedade é um mecanismo biológico cuja função é nos proteger de situações perigosas. Um pouco de ansiedade é bastante natural. Em doses normais, nos protege. Em doses excessivas, ela nos prende. 

Os dois critérios usados ​​para distinguir entre ansiedade normal e transtorno de ansiedade são o sofrimento pessoal e a dificuldade de funcionar. Se sua ansiedade é tão forte que constantemente preocupa você, ou afeta sua capacidade de funcionar normalmente, no trabalho, na sociedade ou em outras áreas, então sua ansiedade é considerada um distúrbio. 

A maioria dos transtornos de ansiedade pode ser definida como o medo de perder o controle. Existem intervenções eficazes que se mostraram bem sucedidas no tratamento de muitos transtornos de ansiedade.

Definição médica

Transtornos de ansiedade são um grupo de problemas psicológicos que são mais comuns em mulheres do que em homens, e incluem sintomas como ansiedade excessiva, medo, preocupação e evitação e comportamentos compulsivos. Os transtornos de ansiedade incluem vários outros distúrbios:

  • ataques de pânico
  • Neurose compulsiva obsessiva
  • fobia social
  • transtorno de ansiedade generalizada
  • fobia específica (fobia simples)
  • transtorno de estresse pós-traumático (medo como resultado de um evento traumático).

Quem é mais afetado?

  • Cerca de 12% dos canadenses têm transtornos de ansiedade.
  • As mulheres são duas vezes mais propensas a serem infectadas do que os homens.
  • As maiores taxas de internação por transtornos de ansiedade são encontradas na população com 65 anos ou mais.
  • Os transtornos de ansiedade são o transtorno de saúde mental mais comum em crianças.

Os sintomas

As manifestações fisiológicas usuais dos transtornos de ansiedade incluem:

  • Palpitações cardíacas
  • Hipertensão arterial
  • tremores
  • Dores no peito
  • Sentimento de ser sufocado
  • Suores abundantes
  • náusea
  • tontura
  • Dormência ou formigueiro
  • Ondas de calor ou arrepios

As causas

Transtornos de ansiedade não são causados ​​por um único fator, mas por um número de fatores de risco que podem contribuir para o seu desenvolvimento.

  • Seu instinto: Muitos medos garantiram nossa sobrevivência e tornaram-se instintos que agora fazem parte de nossa composição genética. Hoje, podemos descobrir as raízes desse instinto de sobrevivência em muitas formas de transtornos de ansiedade, como agorafobia, fobia social e transtorno obsessivo-compulsivo. Você notará que muitas pessoas têm medo de cobras, mesmo que nunca tenham sido mordidas, e que pouquíssimas pessoas têm medo de fogões, mesmo que tenham queimado várias vezes.
     
  • Temperamento : Somos todos diferentes e alguns de nós são apenas mais ansiosos do que outros. Nós somos construídos assim. O traço de personalidade comum às pessoas com transtornos de ansiedade é a maneira como eles pensam em termos absolutos. Eles não soltam facilmente. O que quer que façamos, nunca poderemos estar totalmente seguros. Geralmente, há um perigo residual. Este fato é incompatível com pessoas que pensam em termos absolutos e cria transtornos de ansiedade. Além disso, os indivíduos com baixa auto-estima e habilidades de enfrentamento pobres são mais propensos a desenvolver um transtorno de ansiedade.
     
  • Meio Ambiente:  Nossa atitude é muito influenciada por nossa família, nosso ambiente escolar, nossos amigos e nossa sociedade. Seríamos muito diferentes se tivéssemos sido educados em outros países, por pais diferentes. Qualquer situação difícil – como a pobreza, separação da família desde cedo, conflito familiar, pais muito críticos e a falta de uma rede de apoio adequada – pode levar à ansiedade crônica.
     
  • Química do cérebro: Um desequilíbrio químico de moléculas de comunicação ou hormônios do estresse (cortisol) no cérebro pode contribuir para o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade.
     
  • Genética : fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de transtornos de ansiedade. Um desses fatores de risco pode ser uma vulnerabilidade biológica ao estresse.
     
  • Trauma : Transtornos de ansiedade podem se desenvolver como resultado de um evento traumático ou abuso durante a infância.

Como distinguimos entre ansiedade normal e ansiedade patológica?

Ansiedade (normal ou saudável) é definida como uma reação emocional natural e essencial, uma resposta normal ao estresse diário, em que há uma certa apreensão de eventos dolorosos. A ameaça, portanto, parece mais difusa, distante ou vaga do que no caso do medo. A ansiedade é geralmente usada para direcionar a atenção para um perigo ou ameaça e pode, assim, preparar o corpo para a ação para efetuar a mudança.

Também pode melhorar o desempenho, motivar o indivíduo a sobressair e servir como um sinal de alerta quando há um perigo e, assim, garantir a sobrevivência1. No entanto, quando essa reação persiste sem razão aparente e causa alguns problemas no funcionamento do indivíduo, a ansiedade é descrita como patológica.

Além disso, outros critérios devem ser analisados ​​para distinguir entre ansiedade normal e ansiedade patológica, tais como: intensidade, frequência, dor, tempo de início, sensação de controle (ou não). sintomas de ansiedade e a duração destes sintomas.

É importante notar que esses sintomas geralmente não estão presentes ao mesmo tempo ou em cada um dos transtornos de ansiedade. De fato, uma pessoa pode, por exemplo, sentir apenas alguns desses sintomas ao mesmo tempo. Além disso, alguns deles são mais típicos de um transtorno específico 1 .

Tratamentos

Indivíduos com transtornos de ansiedade respondem muito bem ao tratamento e podem continuar seguindo o curso normal de suas vidas. Eles trabalham bem em casa e no trabalho. 

A maioria dos transtornos de ansiedade é tratada com terapia cognitivo-comportamental (TCC), medicação ou combinação de ambos. Diferentes variedades de drogas podem ser usadas no tratamento de transtornos de ansiedade, incluindo ansiolíticos, antidepressivos e betabloqueadores. O objetivo é modificar  três aspectos do comportamento.

1- Evitar

A maioria dos tratamentos torna mais fácil lidar com situações problemáticas do que evitá-las. Evitar os perigos reais é bom, mas evitar perigos imaginários ou exagerados não é. Apenas nos prende e nos faz infelizes. Quando se trata de ansiedade, é inútil enganar ao tentar evitá-lo. Tudo o que acabamos fazendo é confirmar que havia um perigo desde o início. O objetivo é simples: prove a si mesmo que não há nada a temer! 

A maioria das pessoas com transtornos de ansiedade sabe muito bem o que é realmente perigoso e o que é exagerado. Pode não ser fácil, mas eles precisam aprender a enfrentar medos que não são perigosos. Ao confrontar seus medos, a maioria das pessoas com transtornos de ansiedade consegue superá-los. 

Isso pode ser feito gradualmente. Não há necessidade de se torturar. Apenas lembre-se de uma coisa: nunca deixe uma situação em que seu nível de ansiedade esteja alto ou aumentando. Isso só aumentará seu medo. Se você não pode ficar, então recue um pouco e espere. Quando você se sentir melhor, você será capaz de sair. Melhor ainda, volte para onde você estava quando teve seu ataque de pânico.

Lidar com seus medos, expor-se às sensações físicas que o assustam, ou aos lugares onde eles geralmente ocorrem, quase sempre funciona. Algumas pessoas podem achar que tiveram sorte em se safar: “Graças a Deus, alguém veio comigo, ou eu trouxe água, minhas pílulas ou uma toalhinha”, ou apenas isso Foi um bom dia. O objetivo é aprender que não havia nada a temer, não que você tivesse sorte! Você não escapou do perigo. Apenas não estava lá.

Se você teve vários ataques de pânico em determinadas situações, seu corpo adquire um reflexo de ansiedade. Como o cão de Pavlov, depois de um tempo, nosso corpo reage fortemente a imagens, cheiros, sons e outras sensações associadas às nossas experiências. Por exemplo, mesmo que você não tenha medo de ter um ataque de pânico em um restaurante, a atmosfera ou o cheiro da churrasqueira podem desencadear uma sensação de pânico. Pode ser necessário voltar várias vezes antes que o reflexo desapareça. Seja paciente e não desanime.

2- Mude o foco de atenção


As pessoas com transtornos de ansiedade têm tanto medo das reações de seu corpo ou mente que estão constantemente focando nelas. Não dá nada além de piorar as coisas. Se temermos nossas reações, a ansiedade aparecerá e só piorará nossa condição.

Pense no que acontece quando você sobe uma escada. Por alguns minutos, você experimenta sintomas fortes semelhantes a um ataque de pânico: o batimento cardíaco acelera, você transpira e pode até sentir-se cambaleante. E, no entanto, alguns minutos depois, tudo voltou ao normal. O que você fez durante esses poucos minutos? Nada. Seu corpo cuidou de si mesmo. O mesmo vale para a ansiedade. O que torna a ansiedade duradoura são seus esforços para controlá-la. Quando você tenta resistir à ansiedade, inadvertidamente você a alimenta.

Os pensamentos obsessivos agem da mesma forma que as sensações físicas. Todos nós temos pensamentos malucos ou imagens que passam por nossas mentes de vez em quando. Eles não refletem “desejos secretos” ou impulsos inconscientes. Eles são geralmente apenas um reflexo do medo. Aqueles que não se importam com essas idéias rapidamente os esquecem. Por outro lado, aqueles que têm tendências obsessivas estão constantemente tentando controlar esses pensamentos. Isso alimenta a ansiedade e reforça pensamentos assustadores.

Ansiedade não é sinal de alienação ou doença. Deixe seu corpo e mente livres. Eles podem reagir a certas situações ou pensamentos, mas logo voltarão ao normal. Não faça nada, e seu corpo cuidará de si mesmo! E sua mente também.

3- Alterar a percepção de perda de controle


O que quer que façamos, nunca poderemos estar totalmente seguros. Geralmente, há um perigo residual. Se eu dirijo dentro dos limites permitidos, tenho menos chances de perder minha vida do que se estiver correndo, mas nunca consigo ter certeza absoluta. Se eu puder acomodar essa realidade, poderei dirigir e funcionar normalmente. Caso contrário, se eu quiser certeza absoluta, estou em um beco sem saída. Eu então terei que me abster completamente de dirigir, ou encontrar outra maneira de controlar a ameaça.

O objetivo final de gerenciar a ansiedade é mudar a crença de que você não tem controle. Na verdade, você tem todo o controle que precisa, mas não tanto quanto gostaria.

Em última análise, você deve aprender que a ansiedade não pode ser totalmente controlada e que é normal sentir-se ansioso. Sim, desastres acontecem. Ansiedade nos ajuda a controlar os riscos e reduzir sua ocorrência. Infelizmente, não há garantia. As pessoas que não podem deixar ir, aqueles que buscam o controle absoluto, têm dificuldade com essa realidade. Seus esforços para garantir sua segurança têm o efeito oposto. Como nada pode ser controlado com absoluta certeza, os esforços não atingirão seu objetivo e darão a impressão de que o perigo está se aproximando. E isso aumenta a ansiedade.

Uma verdade simples

Há uma verdade simples sobre transtornos de ansiedade que tem profundas implicações: as pessoas só têm ataques de pânico quando não querem, e nunca as têm em situações em que isso não importa. . Isso porque a maior parte da ansiedade é criada pelos nossos esforços para controlá-la. Ao concordar em se sentir ansioso de vez em quando, o medo do medo, que constitui 95% do pânico, nunca ocorre.

Quantas pessoas estão lutando com um transtorno de ansiedade na população?

Parece que a ansiedade anormal é o problema psicológico a mais comum um . De fato, de acordo com estatísticas recentes, 10 a 15% das pessoas que consultam um clínico geral sofrem de sintomas significativos de ansiedade 1 . Por outro lado, na população em geral, 25% das pessoas parecem ter experimentado intensa ansiedade em algum momento de suas vidas e cerca de 7,5% delas experimentam um determinado transtorno de ansiedade 1.

Tabela resumo

TABELAS DE PREVALÊNCIA TAXAS DE VIDA E DE 12 MESES Kessler & al. (1994).

TranstornoTaxa (%) para a vidaTaxa (%) 12 meses
Transtorno do pânico3,52,3
Agorafobia sem pânico5,32,8
Fobia social13,37,9
PTSD1 a 15,2NA
Fobia específica11.38,8
Transtorno de ansiedade generalizada5.13.1
Quaisquer transtornos de ansiedade combinados 
24.917.2

Alguém com um distúrbio de ansiedade pode sobreviver?

A literatura científica tem mostrado que, para os transtornos de ansiedade, é possível que um indivíduo reduza alguns de seus sintomas e encontre um funcionamento social, pessoal e interpessoal satisfatório, às vezes até mesmo sem tratamento com um profissional. A ajuda profissional torna-se importante quando uma pessoa com sintomas associados a um transtorno de ansiedade vê seu funcionamento geral afetado e / ou sofrimento significativo está associado a ela.

Atualmente, o tratamento de escolha para todos os transtornos de ansiedade, acaba sendo a  terapia de abordagem cognitivo-comportamental . Por outro lado, pessoas com transtornos de ansiedade geralmente tomam medicamentos.

Para entes queridos

Certamente, transtornos de ansiedade têm frequentemente uma série de impactos negativos importantes sobre o funcionamento psicológico e físico, bem como status social, ocupacional e econômico dos indivíduos que sofrem (Gladis et al, 1999;. Mendlowicz & Stein, 2000). Além disso, os efeitos negativos desses distúrbios no funcionamento daqueles que sofrem deles não são desprovidos de consequências para os que estão próximos.

Parentes freqüentemente são testemunhas de vários comportamentos que são difíceis para o indivíduo ansioso entender, como evitar (por exemplo, recusar um convite para o restaurante), escapar (por exemplo, sair de um cinema), rituais (por exemplo, verificando repetidamente se a porta está trancada), pedidos de resseguro (por exemplo, fazendo a mesma pergunta várias vezes), ataque de pânico (por exemplo, ter medo de morrer ao entrar em um avião), etc.

Inicialmente, os entes queridos tendem a se adaptar a várias manifestações de ansiedade, modificando alguns dos papéis que assumiram e ajustando-os às necessidades da pessoa com o transtorno de ansiedade. No entanto, à medida que o transtorno de ansiedade se torna mais crônico, conflitos e uma atmosfera de tensão podem surgir. Por um lado, os familiares podem tornar-se mais intolerantes à ansiedade e à necessidade de se adaptar a ela.

Por outro lado, o indivíduo ansioso pode se sentir incompreendido e se isolar ou tentar em vão limitar os impactos negativos da desordem em sua comitiva. Nesse contexto, os entes queridos geralmente tentam ajudar a pessoa ansiosa ao máximo de seu conhecimento, para que ela volte ao funcionamento normal.

O que fazer no caso de um ente querido parece ou está lutando com um transtorno de ansiedade?

Inicialmente, é desejável encorajar o indivíduo ansioso a seguir uma terapia, neste caso, uma terapia cognitivo-comportamental (TCC), uma vez que é mais eficaz do que outras formas de psicoterapia para o tratamento de todos os transtornos de ansiedade. Além disso, é possível que os entes queridos ofereçam apoio e ajuda.

No entanto, oferecer esse apoio representa um desafio particular, já que a identificação de comportamentos de apoio que apóiam as necessidades de indivíduos com um transtorno de ansiedade não é óbvia. De fato, alguns comportamentos de apoio podem ser percebidos como construtivos por indivíduos com transtornos de ansiedade, porque levam a uma diminuição rápida da ansiedade e a respostas fisiológicas associadas.

Muitos desses comportamentos podem ser contraproducentes porque contribuem para o desenvolvimento ou manutenção do transtorno, reforçando a evitação e a ansiedade. Por exemplo, um paciente com transtorno de ansiedade generalizada que é frequentemente aconselhado de forma tranquilizadora por um ente querido sobre suas preocupações geralmente relata uma impressão positiva dessa forma de apoio, enquanto a reafirmação reforça a intolerância a incerteza, um componente importante do distúrbio.

É o mesmo quando um close modifica seu comportamento dependendo da desordem (por exemplo, através da realização de um ritual compulsivo no lugar do outro para evitar que ele “apanhados” com suas dúvidas). O mais próximo também pode tentar “proteger” o indivíduo ansioso por ajudar de uma forma tangível, como por dirigir o carro em vez de um indivíduo com transtorno do pânico com agorafobia tem medo de fazer um ataque de pânico e desmaiar ao volante.

Quais estratégias podem ser úteis e apropriadas de um ente querido para alguém com um transtorno de ansiedade?

  • Empatia com o sofrimento da vida
  • Considere a pessoa como ela é e ajude-a a se definir diferente de seu transtorno de ansiedade
  • Incentive-a a procurar ajuda profissional quando necessário
  • Promover mudanças positivas, como expor-se gradualmente a estímulos fobogênicos
  • Conheça as características do transtorno, sua evolução e os tratamentos apropriados
  • Reconhecer e reforçar qualquer progresso, não importa quão pequeno
  • Avaliar o progresso de acordo com a situação do indivíduo e não de acordo com um padrão absoluto (por exemplo, ausência de sintomas)
  • Reduza as expectativas durante tempos estressantes
  • Seja flexível e tente manter o funcionamento normal
  • Dê a si mesmo o direito de se sentir desamparado e frustrado

Quais estratégias devem ser evitadas por alguém próximo a alguém com um transtorno de ansiedade?

  • Culpe o indivíduo ansioso ou a si mesmo pelo transtorno
  • Criticar a pessoa ansiosa em sua maneira de gerenciar suas dificuldades
  • Minimize a importância do desconforto psicológico e físico
  • Exija o indivíduo ansioso das coisas que ele tem medo de fazer
  • Incentive a pessoa ansiosa a evitar ou escapar de uma situação
  • Organize suas vidas apenas de acordo com o transtorno de ansiedade
  • Assuma a responsabilidade pela “cura” do transtorno de ansiedade
  • Abandonar os esforços para ajudar a pessoa ansiosa a lidar

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