Sat. Feb 29th, 2020

Equipe Médica FA – Transtornos e doenças

Artigos sobre doenças e transtornos mentais

Tratamento da insônia

relogio na madrugada

Existe uma maneira de  curar a insônia e, ao mesmo tempo, a condição do paciente não se deteriora tão logo os comprimidos acabem. Charles Maureen, professor de psicologia da Universidade Laval em Quebec, estudou por mais de uma década se a mudança de comportamento pode curar a insônia tão efetivamente quanto a medicina.

Seu estudo se concentrou no tipo de aconselhamento conhecido como  psicoterapia comportamental cognitiva . Os psicólogos costumam usá-lo quando trabalham com pacientes que sofrem de depressão, neurose ou fobias. Terapia consiste em duas partes. Os pacientes são ensinados a reconhecer e substituir pensamentos perturbadores. Eles também são solicitados a registrar todas as suas ações para que possam ver o resultado de sua escolha.

Para quem sofre de insônia, a terapia geralmente está no fato de que eles são ajudados a se livrar do medo de que eles se tornem inúteis no dia seguinte devido ao mau sono. Afinal, como Maureen descobriu, o perigo da insônia também está no fato de que as pessoas que não conseguem dormir esperam mais do sono do que outras.

Pacientes que sofrem de insônia acreditam que, se não dormirem à noite, terão imediatamente problemas de saúde, e isso certamente afetará seu humor. Portanto, à noite eles sofrem por causa de cada segundo gasto sem dormir, percebendo-o como um grão de sal, que é aspergido na ferida. Acontece uma lógica invertida: o sono é extremamente importante para pessoas com insônia, mas é para eles que não é.

Em 1999, 78 pessoas com mais de 55 anos de idade que sofriam de insônia crônica por pelo menos quinze anos participaram do estudo Morin. Ele os dividiu em quatro grupos. Os participantes do primeiro grupo receberam uma pílula para dormir, que geralmente é prescrita para insônia de curto prazo.

O segundo grupo foi tratado com a ajuda da psicoterapia cognitivo-comportamental, cuja tarefa era melhorar as expectativas e os estereótipos associados ao sono. Os sujeitos deste grupo deveriam manter um diário do sono e discutir seu estilo de vida com o consultor. Maureen deu um placebo ao terceiro grupo e tratou o quarto grupo com restoril e psicoterapia.

O experimento durou oito semanas. Após a conclusão, Maureen perguntou a cada participante quanto sua qualidade de sono havia mudado. Os pacientes que tomaram as pílulas para dormir notaram as melhoras mais notáveis ​​nos primeiros dias do estudo – eles dormiram a noite toda e, ao contrário do esperado, nunca acordaram. Os participantes que se submeteram à psicoterapia melhoraram o sono na mesma medida, embora alguns dias depois. A curto prazo, a pílula é melhor que outros remédios para aliviar os problemas da insônia.

Descoberta no estudo da insônia

Então Maureen fez uma importante descoberta no campo da pesquisa sobre uma doença como a insônia . Dois anos depois, ele contatou todos os participantes do experimento e perguntou novamente sobre o sonho. Foi uma abordagem radicalmente nova ao estudo da violação, porque se acreditava que ela era curada assim que o paciente começasse a dormir normalmente. Maureen queria entender o que eliminava as causas ocultas da insônia – pílulas para dormir ou psicoterapia.

Aqueles que tomaram as pílulas durante o estudo admitiram que a insônia retornou assim que eles largaram a medicação. Ao mesmo tempo, a maioria dos participantes submetidos à psicoterapia cognitivo-comportamental continuou a dormir, assim como durante o estudo.

A longo prazo, o tratamento com drogas mostrou-se pior do que a terapia, devido a que os pacientes entendiam as causas da insônia e se tornavam menos exigentes para dormir.

“Os remédios ajudam por um curto período de tempo”, disse Maureen ao New York Times, “mas, a longo prazo, as pessoas precisam mudar sua atitude em relação ao sono – é aí que a psicoterapia as ajuda.”

Também alivia os pacientes de dependência de pílulas, quer eles percebam isso ou não. Em um estudo de 2004, Maureen descobriu: nove em cada dez pessoas que gradualmente reduziram a dose de medicação e, simultaneamente, submeteram-se à psicoterapia cognitivo-comportamental foram capazes de adormecer sem pílulas para dormir após sete semanas.

Resultados semelhantes atingiram apenas metade dos pacientes que reduziram a dose sem terapia. Outros testes mostraram: após a psicoterapia, as pessoas dormiam melhor e ficavam mais tempo nas fases de sono profundo e BDG.

No mesmo ano, outro estudo foi realizado, como resultado do qual ficou claro que cada segunda pessoa que foi tratada pelo método da psicoterapia cognitivo-comportamental nunca mais sentiu a necessidade de pílulas para dormir.

Os resultados desses e de outros estudos foram tão convincentes que várias organizações, começando pelo National Institute of Health e terminando com a revista Consumer Reports, chamaram a psicoterapia cognitivo-comportamental de ser a maneira mais eficaz de tratar a insônia.

Relaxamento

O conselho ao marinheiro Bansu era muito semelhante ao método de tal terapia. O médico nos bastidores o aconselhou, em vez de gastar tempo com experiências sobre insônia para enviar energia para melhorar sua capacidade de relaxar.

“Escute”, disse o médico, “  relaxamento  é a mesma arte que atirar em um alvo. É preciso prática, concentração e prática novamente. ” Então ele contou a Bansa sobre formas elementares de relaxar os músculos. Primeiro você precisa remover a parada de estresse. Em seguida, estique as pernas e relaxe todo o corpo. Durante o relaxamento, você precisa parar de franzir a testa, abrir as mandíbulas – e tudo isso para que o cérebro pare de se concentrar na necessidade de adormecer.

Essa psicoterapia não ajuda a todos. Alguma insônia não se deve ao fato de que o cérebro se força a trabalhar. Às vezes as pessoas param de dormir bem por causa da idade.

O padrão de sono muda à medida que envelhecemos. Depois de quarenta anos, as pessoas passam cada vez menos tempo na fase do movimento rápido dos olhos. Nessa idade, o cérebro começa a mudar a natureza do sono e dedica mais tempo aos estágios de sono leve. Se, aos 25 anos de idade, os cães latindo não o impedissem de dormir, então, depois dos quarenta anos, ele não deixaria de dormir.

Essas mudanças ocorrem gradualmente, ao longo de uma década, e tornam-se mais visíveis aos cinquenta anos. Aos 65 anos, uma pessoa geralmente tem esse horário de sono: adormece por volta das nove horas da noite e acorda às três ou quatro da manhã.

Idosos e insônia

A insônia para pessoas idosas é, na verdade, um antigo mecanismo de sobrevivência. Carol Wortman, antropóloga da Emory University em Atlanta, diz que, devido aos confortos modernos como o silêncio, a cama macia e o ar condicionado, achamos que sempre foi fácil dormir. Mas o nosso cérebro ainda não se adaptou ao conforto dos quartos. Os povos antigos eram extremamente vulneráveis ​​durante o sono, porque não tinham dentes ou garras para espantar os predadores.

Segundo Wortman, uma mudança na natureza do sono sugere que o cérebro funciona como se vivêssemos e dormíssemos na comunidade. Para reforçar esse pensamento, Wortman observou: nas três principais etapas da idade (na adolescência, na meia-idade e na velhice) as pessoas dormem de maneiras completamente diferentes. Durante a puberdade, é impossível adormecer cedo e eu quero acordar depois das dez da manhã.

Os avós geralmente dormem cedo, mas não dormem mais do que três ou quatro horas de cada vez. Para pessoas de meia-idade, o tempo é sem princípios: eles ficam felizes em ir para a cama cedo, se as circunstâncias permitirem, ou podem não dormir, quando o trabalho é difícil no trabalho. É possível que o significado de tais horários sobrepostos seja o seguinte: em uma família, alguém deve estar sempre acordado e observar o ambiente ao seu redor ou ser capaz de acordar rapidamente em caso de perigo. Para o mundo antigo, é lógico que as pessoas mais velhas, que não são mais tão ágeis quanto os outros, não vivem muito em sono profundo, porque foram as mais indefesas durante esse período.

O instinto de sobrevivência é pouco útil para alguém que mora em um apartamento confortável em Boca Raton. Mas em 2003, o Instituto Nacional do Sono realizou uma pesquisa, e descobriu-se que sete entre dez entrevistados entre as idades de 55 e 84 anos estão tendo problemas de sono. Se uma pílula para dormir ou uma máscara para apneia não ajudarem, resta esperar uma nova direção na medicina do sono: a ciência da maneira natural de conseguir um descanso noturno de qualidade.