[email protected] 5 de October de 2020
relogio quebrado

Etimologicamente, “procrastinação” vem do verbo latino procrastinare – “reservado para amanhã”. Mas, além disso, essa palavra também deriva da antiga Akrasia Grega – “algo que vai contra o nosso senso comum”.

É este momento que nos faz sentir não muito bem, adiando as coisas “para amanhã”. Quando adiamos algo, não apenas percebemos que estamos evitando alguma tarefa, mas também entendemos que faremos algo errado. E ainda fazemos isso.

“Não faz sentido fazer algo que, como você sabe, terá consequências negativas”, diz Fushia Sirois, professora de psicologia da Universidade de Sheffield. tarefa “.

A procrastinação não é uma falha de caráter única ou uma incapacidade esmagadora de gerenciar o tempo. Pelo contrário, é uma maneira de lidar com o tédio, a ansiedade, a insegurança, a decepção, o ressentimento e outras consequências negativas que podem surgir após o início da tarefa.

Quanto mais adiamos um negócio desagradável, mais pensamentos negativos temos sobre isso. Esses pensamentos de procrastinação geralmente exacerbam o sofrimento e o estresse, o que contribui para mais atrasos. 

Além disso, o alívio que não sentimos por muito tempo, adiando alguns negócios, na verdade torna o ciclo especialmente vicioso. Portanto, a procrastinação tende a se tornar um hábito crônico, que ao longo do tempo reduz a produtividade, afeta destrutivamente a saúde mental e física.

Como mudar um hábito?

Você precisa entender que, de fato, a procrastinação está associada a emoções, não a produtividade. “Nosso cérebro está sempre procurando alguns bônus. Se tivermos o ciclo de procrastinação habitual e não encontrarmos uma recompensa melhor, o cérebro continuará a adiá-lo repetidamente”, diz o psicólogo e neurologista Dr. Judson Brewer, diretor de pesquisa e inovação no Brown University Awareness Center.

Para mudar o hábito, precisamos dar ao cérebro o que o Dr. Brewer chamou de “melhor negócio maior”. No caso da procrastinação, você precisa encontrar uma opção de recompensa melhor que a procrastinação. Além disso, essa recompensa não deve depender de nada e de ninguém além de você.

Uma opção é perdoar a si mesmo naqueles momentos em que você está adiando alguma coisa. Um estudo realizado em 2010 constatou que os alunos que conseguiram se perdoar por serem lentos na preparação para o primeiro exame acabaram desacelerando na preparação para o próximo exame. 

Eles concluíram que o perdão próprio sustentava a produtividade, permitindo que “uma pessoa superasse seu comportamento inadequado e se concentrasse no próximo exame sem o ônus de ações passadas”.

Outra tática está relacionada à prática da auto – compaixão – trate seus erros e falhas gentilmente e com compreensão.

 Em um estudo de 2012 sobre a relação entre estresse, autocompaixão e procrastinação, o Dr. Sirois descobriu que os procrastinadores tendem a ter altos níveis de estresse e baixa autocompaixão, sugerindo que a autocompaixão fornece um “amortecedor contra reações negativas a eventos auto-relacionados” “

De fato, alguns estudos mostram que a compaixão apóia a motivação e o crescimento pessoal. Além de reduzir o estresse psicológico, principal responsável pela procrastinação, também aumenta a motivação, a auto-estima e promove emoções positivas, como otimismo, sabedoria, curiosidade e iniciativa pessoal. 

O melhor de tudo é que a compaixão por si mesmo não exige nada externo – é simplesmente uma obrigação de resolver seus problemas com grande aceitação e bondade, e não com reflexão e arrependimento.

Tente repensar a tarefa, considerando seu aspecto positivo. Por exemplo, lembre-se de uma situação em que você se saiu bem. Ou pense no resultado lucrativo da tarefa. Que feedback você recebe quando mostra a seu chefe o trabalho finalizado? Como você vai se relacionar?

A terceira maneira é não se concentrar na conclusão de toda a tarefa, mas na conclusão da “próxima ação” . Por exemplo, para iniciar uma tarefa, você precisa abrir um email ou colocar uma data na parte superior do documento ou executar outra ação simples. 

Faça isso e pense na próxima ação simples que você precisa executar. E, portanto, passe de uma ação simples para a seguinte. Não espere o clima aparecer. A motivação segue a ação. Comece a fazer e você perceberá que a motivação aparece.

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