Tristeza – Causas e como evitar

homem triste na ponte

“Eu não posso mais. Minha paciência está à beira do que está acontecendo. “Estou triste. Eu mal posso suportar minha vida. Eu não tenho força alguma, nem mesmo para me levantar do sofá. “Por que ele me deixou?” O que farei sem ele? Como viver mais? “” Eu não queria que ela saísse. Acho difícil me acostumar com a ideia de que isso aconteceu. “Eu não tenho vontade de fazer nada. Eu não sinto fome e não quero comer “. Se você já teve pensamentos semelhantes em sua cabeça, então você está familiarizado com o sentimento de tristeza, saudade e apatia. Se você quer aprender a superar a tristeza e lidar com esses pensamentos e sentimentos negativos , neste artigo nós lhe diremos como fazê-lo.

O que é tristeza?

A tristeza pertence a um grupo de seis emoções básicas que cada pessoa experimenta: medo , felicidade, repulsa, surpresa, raiva e tristeza. Quando estamos tristes, não estamos de bom humor, podemos ficar desanimados, ter um sentimento de solidão, culpa, fadiga … A tristeza é uma reação a eventos negativos: um momento desagradável, decepção, a morte de alguém, uma ruptura nos relacionamentos, descontentamento com a pessoa não indiferente, etc.

Tristeza e depressão : qual a diferença entre eles?

É muito importante poder distinguir entre sentimentos de tristeza e depressão, porque, ao contrário dos estereótipos, eles têm causas e manifestações diferentes.

A depressão pode ser causada por várias causas ou simplesmente aparecer devido a fatores genéticos. Ao longo de nossas vidas, acumulamos problemas, que podem se manifestar como depressão, especialmente se tivermos uma predisposição genética para isso. Uma pessoa deprimida sente-se desamparada, perdendo a alegria da vida, a esperança e a motivação. Enquanto em estado de tristeza, a pessoa está triste e preocupada, mas isso passa com o tempo.

Muitas vezes acontece que a tristeza não aparece como uma emoção completa, mas sim uma espécie de sensação instantânea que não dura muito tempo. Se a tristeza começa a interferir cada vez mais na vida de uma pessoa, com o tempo ela pode se transformar em depressão.

Estou triste – Como superar a tristeza?

“Eu acordo de manhã. Eu abro meus olhos. E começo a sentir forte descontentamento com a minha vida. Eu não tenho vontade de viver. Não tenho humor nem para sair da cama. Eu não consigo parar de pensar no que me incomoda. Eu não sei o que fazer. Estou triste.

  1. Faça uma regra para dizer a si mesmo: “Sim, eu posso”. Se você começar assim todas as manhãs, não há dúvida – você está triste. Uma necessidade urgente de mudar a atitude para a situação! Para superar sua tristeza, a primeira coisa que você precisa fazer é aceitar tudo como está. Sim você está triste. Não há nada de errado com isso. Não se preocupe. Depois de entender o problema, você precisa superá-lo. Toda manhã você tem que pensar em como é agradável viver. Concentre-se em querer fazer o que você gosta, e não fique por muito tempo na cama, isso definitivamente não vai ajudá-lo. Você vai deixar o cobertor levá-lo em cativeiro? Ou se levantar com novas forças para mostrar ao mundo o que você pode fazer? Todos os dias, gradualmente mude seus pensamentos para melhor.
  2. Estabeleça metas para você mesmo. Em vez de começar a manhã com experiências negativas, tente estabelecer um novo desafio todos os dias. Isso poderia ser jogging, andar a cavalo, andar, cozinhar sua comida favorita, canoagem, rafting ou simplesmente terminar de ler um romance que você nunca terminou. No final do dia você tem que fazer um balanço, e é muito importante neste momento perceber que o dia não foi em vão. Sinta que valeu a pena. Tente desistir de maus hábitos que ameacem sua saúde mental.
  3. Solte o que te incomoda. É normal que você esteja triste, passando por uma situação difícil na vida. Se você foi demitido de seu emprego ou você terminou com seu cônjuge, brigou com alguém ou perdeu um membro da família, é hora de começar uma nova vida, como dizem, do zero. Não podemos viver plenamente quando o passado, como uma âncora, não nos permite ir adiante. Temos que agir e ver novas perspectivas. Aprenda a aproveitar sua solidão e encontre vantagens nela. Então você se conhece melhor. Comece a entender melhor a si mesmo e aprecie. Também ajuda a superar a tristeza.
  4. Sorria mesmo quando estiver triste. Pense nas coisas positivas que o dia que passou lhe trouxe. Na cama, antes de adormecer, lembre-se dos melhores momentos deste dia: com quem e sobre o qual você riu com vontade, o que fez você se sentir, pelo menos, um pouco mais feliz. Sua tarefa é aprender a concentrar a atenção e a energia em momentos felizes e tentar esquecer os tristes. É hora de aprender a ser feliz.
  5. Faça yoga ou meditação . Cada vez há mais e mais pessoas que escolhem para si estes tipos de atividade física. Eles beneficiam tanto a sua postura quanto a harmonia interior. A meditação pode ajudá-lo a superar a tristeza. Você ainda não sabe o que é meditação de consciência ? No YouTube, você pode encontrar muitos tutoriais para iniciantes ou se inscrever para aulas perto de casa. Você pode simplesmente começar concentrando a atenção em todos os músculos, fechando os olhos. Aos poucos, você sentirá como seu corpo relaxa e, com isso, a atitude em relação ao que está acontecendo está mudando. Ao atingir os primeiros resultados nessas disciplinas, você se sentirá mais relaxado.
  6. Encontre atividades ao ar livre. Quando estiver triste, encontre a força para caminhar ou correr, tire fotos da paisagem, caminhe na grama molhada do orvalho da manhã, um parque ou a praia, toque a casca das árvores aquecida pelo sol poente, construa castelos de areia como crianças … há muitos atividades que serão gratuitas para você. Eles estão ao nosso alcance e nem estamos tentando usá-los. Não feche o mundo nas quatro paredes de sua casa, há muitas coisas interessantes esperando por você fora de casa.
  7. Obter um animal de estimação ou expor demais. Está cientificamente provado que ter um animal de estimação tem muitas vantagens e pode ajudá-lo a superar a tristeza. Em um abrigo para animais sem lar, você pode encontrar um amigo de quatro patas e, a partir desse momento, por muito tempo, esquecerá a solidão. No entanto, se você não tem certeza, você será capaz de cuidar dele por um longo período de tempo, levar o animal à superexposição! Esta opção é cada vez mais praticada. Durante vários meses, um animal que precisa de ajuda viverá com você e você, que precisa de uma onda de felicidade, viverá com ele. Ambos se beneficiam disso.
  8. Converse com as pessoas ao seu redor. Acontece frequentemente que quando falamos e dizemos a alguém sobre o que nos preocupa tanto, torna-se muito mais fácil para nós. Então, nós alivio a tensão e nos livramos do negativo acumulado. Esse truque é muito edificante . Se você tem a oportunidade de conversar com alguém que o entende e pode lhe dar conselhos, e sabe que isso pode ajudá-lo, não hesite. Não tenha medo de parecer fraco. Todos nós nos sentimos tristes em algum momento, e se você precisa desabafar, quem é mais adequado para isso do que seu amigo íntimo?

E finalmente, se você perceber que o sentimento de tristeza persiste por muito tempo, recomenda-se procurar ajuda de um especialista. Saiba mais sobre as diferenças entre um psicólogo e um psiquiatra . Você pode precisar da ajuda de um profissional que possa lhe fornecer um algoritmo específico de ações e controlar o processo de melhoria de maneira eficaz.

Fisiologia da tristeza

Quando sentimos tristeza, os níveis hormonais do nosso corpo desestabilizam, causando os seguintes efeitos:

  • A tristeza é caracterizada por alterações no sistema nervoso autônomo (SNA) , que sofre com o aumento da frequência cardíaca e instabilidade da pressão arterial.
  • Os dados obtidos como resultado dos cientistas de pesquisa Cacioppo , Klein y Hatfield , confirmaram que a tristeza provoca um declínio no interesse em várias atividades.
  • O estado de tristeza esgota nosso corpo: nosso cérebro está em um estado de estresseconstante e requer uma grande quantidade de glicose. Nos sentimos cansados ​​e realmente não sabemos por que isso está acontecendo.
  • Quando estamos tristes, os doces perdem seu sabor: a sensibilidade de nossas papilas gustativas diminui. Assim, podemos comer muito doce sem nos dar conta disso.
  • O nível do hormônio serotonina diminui: essa substância é responsável por manter o equilíbrio do nosso humor.

Tristeza e seu papel no processo de evolução

Quanto à função evolutiva da tristeza, existem opiniões diferentes. Por um lado, acredita-se que a tristeza pode servir para economizar energia interna. Paramos de prestar atenção ao que está acontecendo ao nosso redor para nos concentrarmos em nós mesmos. Por outro lado, a tristeza é um tipo de sinal de socorro. Outras pessoas percebem que precisamos de ajuda e apoio, e mostram seu envolvimento para nos ajudar a superar nossa perda emocional.

Estudo: Por que a tristeza é útil?

Representantes das espécies homo sapiens são muito propensos a mudanças de humor. Embora a tristeza e o mau humor sempre tenham sido característicos de uma pessoa, em nossa época esses sentimentos se depreciam e são rejeitados. Em nossa cultura, emoções como a tristeza temporária, que geralmente são normais para uma pessoa, são frequentemente vistas como desordens. Publicidade, marketing, promoção de auto-aperfeiçoamento nos obrigam a lutar pela felicidade. Mas o mau humor continua sendo parte integrante do espectro padrão de emoções que experimentamos.

Apesar do culto quase universal de felicidade e bem-estar material sem precedentes, o nível de satisfação com a vida no Ocidente não cresceu por várias décadas. É hora de repensar o papel do mau humor em nossas vidas. Devemos reconhecer que é uma parte normal e até útil da existência humana, pois nos ajuda a lidar com muitas situações e problemas cotidianos.

Uma breve história de tristeza


Em períodos anteriores da história, períodos curtos de humor ou melancolia (conhecidos como “disforia leve”) sempre foram percebidos como a norma da vida cotidiana. Além disso, muitas das maiores conquistas da humanidade foram acompanhadas pela geração e alimentação de emoções negativas.

As tragédias gregas afetam os espectadores e os ensinam a tratar infortúnios inevitáveis ​​como parte integrante da vida humana. As tragédias de Shakespeare são consideradas clássicas, já que refletem a mesma ideia. Nas obras de muitos grandes compositores, como Beethoven e Chopin, ou escritores, como Chekhov e Ibsen, o tema da tristeza, há muito reconhecido como instrutivo e valioso, é considerado.

Filósofos antigos também acreditavam que a capacidade de ter mau humor é necessária para uma vida plena. Mesmo os hedonistas, como Epicuro, reconheceram que a vida envolve o ensino de um sábio julgamento, contenção, autocontrole e aceitação da inevitável adversidade. Outros filósofos estóicos também enfatizaram a importância da capacidade de reconhecer e aceitar qualquer infortúnio: perda, tristeza, injustiça.

Por que ficamos tristes?


Os psicólogos que estudam como os sentimentos e comportamentos humanos evoluíram ao longo do tempo acreditam que todos os nossos estados afetivos (humor e emoções) desempenham um papel importante: eles nos alertam sobre os estados do mundo aos quais precisamos reagir. Além disso, o espectro das emoções humanas inclui muito mais sentimentos negativos do que positivos. Emoções negativas como medo, raiva, vergonha ou nojo são úteis porque nos ajudam a reconhecer, evitar e superar situações perigosas.

Mas qual é o significado da tristeza – talvez a emoção negativa mais comum que os psicólogos mais frequentemente encontram?

A tristeza grave e prolongada, como a depressão, é obviamente um distúrbio grave e debilitante. No entanto, uma ligeira tristeza temporária pode desempenhar um papel importante e útil para nos ajudar a lidar com problemas cotidianos e situações difíceis. Também atua como um sinal social que denuncia o distanciamento, abandonando a competição e fornece uma concha protetora.

ndo parecemos tristes, as pessoas estão preocupadas e tendem a nos ajudar. Alguns estados negativos, como a melancolia e a nostalgia (anseio pelo passado), podem até ser agradáveis, fornecendo-nos informações valiosas para gerenciar a motivação e os planos futuros. A tristeza também pode aumentar sentimentos de compaixão e conectividade, sensibilidade moral e estética. A tristeza tem sido o ímpeto para a criatividade artística.

Experimentos científicos recentes mostram as vantagens da tristeza leve, que muitas vezes funciona como um sinal de alarme automático e inconsciente, estimulando um estilo de pensamento mais atento e abrangente. Em outras palavras, um mau humor nos ajuda a nos tornar mais atentos e focados em situações difíceis.

Um bom humor (sensação de alegria), pelo contrário, geralmente serve como um sinal, indicando situações familiares e seguras, e reduz a atenção.

Os benefícios psicológicos da tristeza


Agora há evidências crescentes de que um mau humor, como a tristeza, traz benefícios psicológicos.

Para ilustrar esse fenômeno, os pesquisadores primeiro influenciam o humor humano (por exemplo, mostrando pessoas engraçadas ou tristes) e, em seguida, avaliam as mudanças no desempenho de várias tarefas cognitivas e funcionais.

Tristeza e mau humor oferecem os seguintes benefícios:

Melhoria de memória. Em um estudo, um mau humor (causado pelo mau tempo) levou as pessoas a lembrar melhor os detalhes da loja em que acabaram de entrar. Também um mau humor melhora as memórias das testemunhas, reduzindo os efeitos de várias distrações, informações irrelevantes ou falsas.


Formação de juízos mais precisos. Não muito bom humor também reduz o número de preconceitos e distorções no processo de formação de julgamento. Por exemplo, juízes mais tristes formaram um juízo mais preciso e correto sobre as pessoas, pois processavam os detalhes com mais eficiência. Um mau humor reduz a credulidade e aumenta o ceticismo na avaliação de mitos e rumores. Além disso, melhora a capacidade das pessoas de reconhecer fraudes. As pessoas que não estão de bom humor são menos inclinadas a confiar em estereótipos.


Motivação Outras experiências mostraram que quando os participantes divertidos e tristes foram solicitados a resolver uma tarefa mental difícil, aqueles que estavam de mau humor tentaram cada vez mais. Eles passaram mais tempo na tarefa, responderam mais perguntas e deram respostas mais corretas.


Melhorando o processo de comunicação. Um estilo de pensamento mais atento causado por um mau humor também pode melhorar o processo de comunicação. Descobrimos que as pessoas de mau humor apresentaram argumentos mais relevantes para a persuasão, entenderam melhor as declarações ambíguas e tiveram sucesso na comunicação.


Ganhe um senso de justiça. Outras experiências mostraram que a tristeza leve fez com que as pessoas dessem maior atenção às expectativas e normas sociais, e começaram a tratar os outros de maneira menos egoísta e mais justa.


Resistência ao culto da felicidade


Exaltando o valor da felicidade e negando os méritos da tristeza, estabelecemos uma meta inatingível. E isso pode levar à frustração e até à depressão. Além disso, a visão cada vez mais comum é que um bom humor, apesar das vantagens, nem sempre é desejável.

Tristeza ou mau humor nos ajudam a nos concentrar melhor na situação em que estamos e, portanto, melhorar nossa capacidade de controlar o processo e reagir com sucesso a circunstâncias mais complexas.

Essas descobertas sugerem que uma busca descompromissada da felicidade pode ser uma ocupação sem esperança. É hora de avançar para uma avaliação mais objetiva dos prós e contras do mau humor.

Mais 5 dicas: como parar de se sentir triste

A tristeza, uma das emoções humanas básicas, costuma estar associada a experiências como a sensação de perda e vazio, dor emocional, desamparo e desespero. As pessoas que muitas vezes experimentam a melancolia podem parecer alienadas e letárgicas, muitas vezes choram. Muitas vezes, um sentimento de tristeza e apatia vem sem uma razão. Como parar de se sentir triste?

Para isso, é muito importante tomar as medidas necessárias com antecedência e aprender a ser responsável por seu próprio estado emocional. As recomendações a seguir ajudarão você a descobrir como lidar com um convidado não convidado chamado Depressão.

Distração Conselhos de duplo benefício

Pessoas em estado de tristeza são frequentemente recomendadas para fazer algo para fugir de maus pensamentos. A tristeza é muitas vezes a companheira da preguiça e da ociosidade. Para começar, você pode tentar exercitar, correr ou dançar. Também é adequado para a limpeza do apartamento ou hobbies favoritos. 

Mas é preciso lembrar: a melancolia e a tristeza são muito insidiosas em relação à classe social mais vulnerável – os pobres. Porque tira o último desejo de fazer algo, que gradualmente provoca mais e mais ruína. Portanto, se suas rendas atualmente ainda não coincidirem com aquelas com as quais você pode sonhar, tenha muito cuidado com a depressão. Esta senhora, apesar de sua aparente inofensividade, pode silenciosamente deixar um homem sem dinheiro.

Por outro lado, distrair-se com um ou outro tipo de atividade ajudará a parar a luta com as próprias emoções, embora negativas. E também facilita a transição para um estado mental mais elevado. Pegando, por exemplo, desenho ou origami, não há necessidade de introspecção interminável e luta com o próprio estado. É por isso que é útil mudar completamente para um determinado tipo de atividade.

Compartilhar emoções

Para se livrar da melancolia, às vezes você só precisa conversar. Depois de conversar com um amigo próximo com quem você não tem medo de compartilhar suas experiências, pode sentir apoio e alívio. Por outro lado, se não existe tal pessoa em sua vida no momento, você não precisa acumular emoções negativas em si mesmo. Tente jogá-los fora de qualquer maneira conveniente para você – o principal é que é seguro. Isso pode ser desenhar cores, escrever poemas, manter um diário.

Se você acha que está longe de ser um mestre na arte do desenho ou da versificação, acalme-se e não se engaje em autocrítica. Agora seu objetivo não é desenhar uma obra-prima e vendê-la em um leilão global. A liberdade das emoções negativas, que ocorre como resultado da atividade criativa, serve como um modo peculiar de purificar a alma.
Portanto, se você não sabe como se livrar do desejo, sinta-se à vontade para expressar suas emoções de todas as maneiras aceitáveis. 

Seja em uma sociedade de sua própria espécie

É muito fácil transformar-se em um ermitão quando ele está sobrecarregado de desânimo. No entanto, muitos estudos confirmam que quanto menos sociável é uma pessoa, mais infeliz ele é. Você pode, é claro, tentar a comunicação pela Internet – mas isso nunca substituirá o contato com um ser humano vivo. Para isso, qualquer evento social será adequado – de participar de cursos e terminar com a comunicação com amigos ou parentes. Uma visita a uma aula de ioga, a um clube de discotecas ou ao cinema faz com que a sua mente seja completamente absorvida por um certo
atividade, estar no momento presente. 

A luz solar é o principal inimigo da depressão

Também é necessário lembrar sobre os fatores fisiológicos que causam o estado de depressão e depressão. A única maneira de evitar uma queda no nível de serotonina no organismo, que é responsável, inclusive pelo bom humor, é gastar cerca de 20 minutos à luz todos os dias. Isso deve ser feito, mesmo que esses minutos caiam em uma manhã de outono. Constantemente estar em uma sala escura pode derrubar os ritmos circadianos do corpo e interromper o ciclo de “sono-vigília”. A luz do sol pela manhã, imediatamente após o despertar, bem como os banhos de sol de 15 a 20 minutos durante o dia ajudam a estabilizar as oscilações de humor e prevenir a insônia. 

Preste atenção às circunstâncias

Onde uma pessoa pode estar mais deprimida – deitada em uma praia ensolarada ou cumprindo prisão perpétua? As circunstâncias são realmente importantes em nossa vida. A fonte de alegria ou saudade pode ser o ambiente de trabalho, a situação econômica no país, a saúde, as relações amorosas. Alguns deles estão completamente fora da nossa esfera de controle, nós temos poder sobre os outros.

Podemos mudar de emprego, divorciar-nos, reduzir o consumo de alimentos gordurosos e altamente calóricos – isto é, fazer de tudo para melhorar as circunstâncias da vida. Como resultado dessas mudanças, haverá melhorias na esfera emocional. Muitas vezes, a cura emocional exige, acima de tudo, uma mudança nas circunstâncias externas.

Então, se você está cansado da sociedade de tristeza e tristeza, aplique essas recomendações na vida cotidiana, e também adicione ao seu arsenal suas próprias decisões. Ao aplicá-las antecipadamente, você pode não apenas superar a melancolia, mas também impedir sua ocorrência. 

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